O ano letivo já começou na rede municipal de Itamaraju, mas até o momento nenhum dos ônibus que prestam serviço de transporte dos estudantes a secretaria municipal de Educação foram vistoriados pela Circunscrição Regional de Trânsito (12ª Ciretran).
Segundo o coordenador do órgão, Ozenilton Pereira Gaso, esta ação de fiscalização, que é determinada pelo artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avalia aspectos importantes da manutenção geral do veículo, como pneus, condições dos freios, cintos de segurança, tacógrafo (dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade que desenvolveu), bem como toda a parte elétrica, direção, layout e o estado de conservação dos veículos e seu objetivo é garantir mais segurança e conforto aos alunos e professores.
De acordo com Gaso, a fiscalização dos veículos do transporte escolar ‘é um procedimento indispensável, que garante que todos os veículos estejam em condições adequadas e seguras para circular’, ressaltou.
No ano passado, foram identificados ônibus com mais de 30 anos de idade e até carros de passeio atuando no transporte de alunos. O grupo também denunciou uma van com capacidade para oito, mas que chegava a transportar até 16 alunos.
Criança morreu atropelada
Por conta do desrespeito as normas de segurança, uma criança foi atropelada assim que desceu do ônibus e atravessou a rua para chegar à Escola Corujão localizada no bairro do mesmo nome em março de 2017 em Itamaraju.
Luiz Fernando Almeida dos Santos, de 9 anos, acabou atropelado por um caminhão. O motorista do ônibus – que presta serviço de transporte escolar – e o pai do garoto socorreram o menino, mas ele não resistiu e morreu no hospital.
Por sigaanoticia// Amintas de Jesus