Política

Novas sentenças de Lula podem sair até abril e triplicar pena

O petista é acusado em dois processos de receber propina de empreiteiras por meio dos imóveis em troca de contratos da Petrobrás

Novas sentenças de Lula podem sair até abril e triplicar pena

Na mesa da juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13.ª Vara Federal de Curitiba, estão dois processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem ter sentenças até abril, quano o petista completa um ano de prisão.

Em caso de condenações, os dois processos que podem, segundo investigadores e advogados, triplicar a pena de prisão de Lula são, o da compra de um terreno para o Instituto Lula em São Paulo e de um apartamento em São Bernardo do Campo e o do sítio em Atibaia, interior paulista. Em ambos, o petista é acusado de receber propina de empreiteiras por meio dos imóveis em troca de contratos da Petrobrás.

PUBLICIDADE

Novas sentenças de Lula podem sair até abril e triplicar pena

O caso do terreno deve ser o primeiro a ser julgado e está concluído para sentença desde 12 de dezembro do ano passado. A ação do sítio chegou para a juíza substituta na semana passada e pode ser julgada pelo magistrado que ocupará a vaga de titular deixada por Moro.

Investigadores da Lava Jato e advogados que atuam nos processos consideram o acervo de provas dessas ações mais robusto que o da primeira sentença, em que Lula foi condenado por Moro em julho de 2017, no caso do triplex do Guarujá, litoral paulista. O então juiz sentenciou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão – posteriormente, a pena foi aumentada na segunda instância para 12 anos e 1 mês.

Por Estadão

Artigos Relacionados

Unanimidade – Chico Giló é eleito Presidente da câmara de Itamaraju

  Na manhã desta quarta (01), o auditório Augusto Soares Pita foi...

Após prisão, PF quer saber quem financiava Braga Netto

Após prender o general Walter Braga Netto no sábado por decisão (leia...

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado

  O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quarta-feira (11), mudanças na composição...

Vereador do União Brasil, joga R$ 220 mil pela janela em operação da PF

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, a Controladoria-Geral da...