Início Política Brasil muda o tom com Maduro
Política

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou que acompanha com “expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral”, acrescentando que a candidata da oposição pela Plataforma Unitária, Corina Yoris, “foi impedida de registrar-se” para o pleito, previsto para 28 de julho.

Brasil muda o tom com Maduro

Em nota, o Itamaraty disse que o impedimento “não é compatível com os acordos de Barbados” e “não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial”. E o presidente Lula deu aval à nota. Segundo interlocutores, a avaliação é que ele pode se descolar da imagem de aliado do líder venezuelano, Nicolás Maduro. A impossibilidade de registro de Yoris ocorreu após seu nome ter sido indicado por María Corina Machado, que era a favorita da oposição, mas não pôde concorrer por ter sido declarada inelegível por 15 anos. Miguel Rosales, governador de Zulia e integrante da Plataforma Unitária, conseguiu se inscrever no último minuto e disputará a eleição contra Maduro. Até o fim da semana passada, a diplomacia brasileira demonstrava otimismo e foi criticada por não ter condenado as prisões de funcionários de María Corina, como outros países da região fizeram. (Globo)

Fontes próximas a Lula disseram que ele está profundamente irritado com Maduro. A avaliação é que ele quebrou o acordo de que promoveria eleições limpas, segundo a Coluna do Estadão. Um interlocutor lembrou inclusive que a defesa da Venezuela teve peso na perda de popularidade do presidente. (Estadão)

Apesar disso, a orientação é não comprometer os canais diplomáticos abertos com Caracas. (Folha)

A Venezuela não gostou da nota brasileira. O regime de Maduro afirmou que o texto parece ditado pelos americanos. “A Venezuela repudia a declaração cinzenta e intrometida, redigida por funcionários do Itamaraty, que parece ter sido ditada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, onde são emitidos comentários carregados de profunda ignorância e ignorância sobre a realidade política na Venezuela.” (Poder360)

Artigos Relacionados

Bahia – Governador anuncia gratificação salarial PARA universidades estaduais

Os professores das universidades estaduais da Bahia terão aumento da gratificação salarial,...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...

Governador realiza reunião com municípios baianos afetados pelas chuvas

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião...