Início Política Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido
Política

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Aos 29 anos, a economista e dirigente nacional do PT Elen Coutinho assumiu oficialmente a candidatura a presidente estadual do PT da Bahia. Sua chapa foi inscrita para a disputa do PED (processo interno de eleição direta do PT) com o apoio da corrente interna Avante, liderada na Bahia pelos deputados federal e estadual Jorge Solla e Marcelino Galo, e já conta com o apoio de dezenas de prefeitos e vereadores pelo estado.

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Se eleita, Elen será a mais jovem presidente do PT no estado da Bahia desde sua fundação. Seu compromisso é o de renovar o partido para as próximas eleições e ampliar o diálogo com os municípios do interior.

“PT forte é um PT do povo. Um PT democrático, aberto para as novas redes e movimentos, um PT pronto para as Marielles do Brasil, conectado com as lutas das periferias, do campo e dos centros urbanos. É o momento de uma transição geracional, racial e de gênero na direção desse partido. De uma renovação política, de reconectar o PT com a base”, defende.

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

“Essa é a autocrítica que temos que apresentar ao partido. Tem gente com medo de renovar porque se sente ameaçado. O PT da Bahia tem que estar em consonância com o que está acontecendo com a esquerda em todo o país e no mundo. Marieles estão surgindo. Elen tem mais capacidade de dialogar com a periferia de hoje que qualquer um de nós”, destacou Solla.

“Elen é a mais genuína candidatura do PT na atualidade, oriunda das cotas universitárias, negra, da periferia de Salvador, fruto das políticas do Governo Lula”, completa Galo.

Publicidade

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Elen Coutinho conta também com apoio do vereador de Suíca, do ex-prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes, ex-deputado federal Amauri Teixeira, da ex-vice-prefeita de Salvador Bete Wagner, dos prefeito de amargosa Júlio Pinheiro e de Santa Barbara, Jailson Costa.

PERFIL

Em sua carreira acadêmica, Elen já publicou trabalhos de pesquisa sobre trabalho escravo, assessorou a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia e tem experiência na direção do partido, tanto no estado quando em nível nacional: foi Secretária Estadual da Juventude do PT, foi Secretária de Formação Política e atualmente é da Executiva estadual do Partido e da Direção Nacional do PT.

Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

 

Artigos Relacionados

Lula pede voto para Boulos e entra na mira da Justiça Eleitoral

Neste feriado do Dia do Trabalho, em ato organizado pelas centrais sindicais...

Bahia – Governador anuncia gratificação salarial PARA universidades estaduais

Os professores das universidades estaduais da Bahia terão aumento da gratificação salarial,...

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...