Em três grandes e importantes momentos, foi realizado no último sábado, dia 18, no Hotel Porto Nápolis, na cidade de Eunápolis, o tradicional Encontro Regional dos Bancários, reunindo profissionais de diversas localidades da região.
Na abertura, o coordenador geral do Sindibancários (Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia, Moisés Vital Araújo, deu as “boas-vindas” aos participantes e ressaltou a construção coletiva da Campanha Nacional, que começou desde a consulta à categoria para incorporar itens à minuta geral de reivindicações.
O diretor João Climário, que é também dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Bahia, abordou a organização histórica dos bancários na central sindical e explanou em torno da organização das categorias para uma agenda comum como classe trabalhadora nos temas importantes do país, a exemplo de defesa da Previdência e valorização do salário mínimo.
As diretoras Leila Ramos e Joelma Souza saudaram e parabenizaram os presentes e ressaltaram a importância da participação ativa em cada etapa da Campanha Nacional dos Bancários “para a conquista de um grande acordo em 2022”.
Em seguida, houve a apresentação da peça teatral com o tema “Metas abusivas, adoecimento e necessidade da luta coletiva”, representada pelo grupo de teatro “Pra lá e pra cá”, de Porto Seguro, sendo aplaudido pelos bancários participantes do encontro.
Leila Ramos, que é diretora para Assuntos de Gênero, do sindicato, fechou o tema sobre combate ao assédio moral, apresentando a cartilha produzida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília e reproduzida pelo Sindibancários, que tem como tema “Enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e discriminação no local de trabalho Bancário”. Leila destacou a importância dos bancários se apropriarem das informações para gerar consciência e empoderamento no enfrentamento aos abusos no dia a dia da categoria.
publicidade