Início Região Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública
Região

Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública

Mucuri é novamente o 1º lugar no alcance dos indicadores por desempenho do Previne Brasil entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia

Os municípios de Mucuri, Caravelas, Vereda e Itagimirim se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. Nas últimas 9 avaliações do Ministério da Saúde, o município de Mucuri alcançou ineditamente o topo do ranking da saúde pública na região do extremo sul da Bahia, a cada ano mantendo os indicadores e notas excelentes, saindo do 14º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo, chegando-se ao primeiríssimo lugar.

Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública
O prefeito Robertinho recepcionando uma paciente idosa numa atividade de saúde pública no município de Mucuri.

 

As notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021. Entre 2022 e 2023, Mucuri disputou o primeiro lugar com o município de Caravelas, quando quadrimestre um, hora quadrimestre outro. No penúltimo quadrimestre Mucuri figurou na lista dos territórios do Previne Brasil com mais de 14 PSFs, como o município com nota 09,98 – se classificando na 1ª colocação no Estado da Bahia. E em nível geral no Estado, o município de Mucuri ficou na 37ª colocação do Programa Previne Brasil – mas quando considera somente os municípios maiores e com mais de 14 PSFs em seus territórios, Mucuri assume a 1ª colocação no ranking em todo o Estado com nota 09,98, dentre os 417 municípios da Bahia.

Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública

O município de Mucuri possui atualmente 15 unidades ESF – Estratégia Saúde da Família, que são postos de saúde que controlam a saúde básica da população (Saúde da Família (eSF) e Atenção Primária (eAP), pelas quais o Previne Brasil mede o cumprimento das suas metas dos indicadores. Essa avaliação, instituída pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. O Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem.

De forma inédita nesta gestão, o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia, como melhor atenção básica de saúde. Com esse resultado, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), parabenizou toda equipe, bem como ao secretário de saúde, Fernando Jardim, por mais uma vez elevar o nome de Mucuri e da saúde pública local. “O alcance deste índice são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade, embora, temos muita coisa ainda por fazer”.

Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública
O prefeito Robertinho cortejado pelos pacientes durante mutirão de saúde no distrito de Itabatã.

“Reconheço plenamente que só foi possível alcançar esse excelente resultado devido aos esforços dos profissionais de saúde, principalmente nos últimos 3 anos, dos quais exigimos ainda mais dedicação de todos. São profissionais que se empenham o máximo possível para oferecer saúde de excelência e humanizada para a nossa população, então gostaria de parabenizá-los e dizer que estamos juntos na construção de um novo tempo para o município de Mucuri”, agradeceu o prefeito Robertinho.

Mucuri é outra vez campeão no extremo sul por desempenho na saúde pública

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, a consequência dos números vitoriosos na saúde pública local, são os frutos da persistência e do investimento do município, por meio da gestão do prefeito Robertinho, que nos primeiros 2 anos de governo, realizou uma grande ação de melhorias na saúde pública, elevando o município da 14ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil. E em 2023, novos investimentos estratégicos continuaram sendo feitos por meio de ações inéditas nunca vistas antes no município e a soma disso tudo, é a conquista do 1º lugar na saúde pública no novo alcance dos indicadores por desempenho no Previne Brasil.

 

Home Page 2

Artigos Relacionados

Marcos Reis assume como novo Delegado titular de Eunápolis

O delegado Marcos Reis assumiu, na segunda-feira (22), como novo titular da...

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...