Início Destaque MST lança Carta de Solidariedade ao Povo Pataxó
Destaque

MST lança Carta de Solidariedade ao Povo Pataxó

MST lança Carta de Solidariedade ao Povo Pataxó

O ano de 2023 se inicia com mais um massacre no território Extremo Sul ao povo Pataxó, novamente vimos estarrecidos as balas assassinas dos latifundiários e invasores das terras indígenas, ceifaram a vida de mais dois jovens indígenas.

Samuel Braz e Nawy Jesus, 25 e 16 anos, foram emboscados por fazendeiros e pistoleiros da região e barbaramente fuzilados, trazendo mais um capítulo da violência que se instalou na região desde que os latifundiários, especuladores de terra e pistoleiros contratados, vieram para a região. Fica então a nossa indignação, revolta e a pergunta:

MST lança Carta de Solidariedade ao Povo Pataxó

ATÉ QUANDO? Até quando veremos nosso povo originário sendo massacrado pelas balas assassinas dos latifundiários da região? Até quando a primazia da vida será sufocada pela monocultura do eucalipto e da pastagem? Até quando essa corja bolsonarista estará agindo impunemente?

A base dessa violência todos nós conhecemos, de um lado, a brutal desigualdade social e uma estrutura fundiária arcaica, quase feudal, de outro, a inoperância do estado brasileiro que não cumpre a constituição e demarca o território indígena do povo Pataxó.

MST lança Carta de Solidariedade ao Povo Pataxó

Povo Pataxó que tem 500 anos de resistência pela manutenção e preservação de seu território, povo que resistiu aos ataques das caravelas imperialistas, povo que resistiu ao brutal ataque das forças policiais do estado da Bahia, no massacre conhecido como Fogo de 51, povo que novamente resiste ao ataque dos latifundiários, para permanecer sendo os legítimos donos desse território que sempre lhes pertenceu.
Sabemos que vivemos um novo momento do Brasil, com a eleição do presidente Lula, porém sabemos que as milícias estão entranhadas nos aparatos estatais e com isso exige-se uma rápida e exemplar punição dos mandantes e os que puxaram o gatilho.

Nós do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia viemos a público se solidarizar com as famílias enlutadas de nossos parentes e denunciamos novamente mais um massacre desse povo guerreiro Pataxó.

Samuel Braz e Nawy Jesus: Presente, Presente, Presente!

Artigos Relacionados

Musk cumpre todas as ordens paga multas e Moraes autoriza volta do X

  Após 39 dias de bloqueio, o X voltará a funcionar no...

Dr. Marcelo Belitardo é reeleito com 64,27% dos votos em Teixeira de Freitas

Neste dia 06 de outubro, Dr. Marcelo Belitardo, do União Brasil (44),...

Jorge Almeida se elege com a maior votação da história em Itamaraju

  O último domingo dia 6 de outubro foi um dia emblemático...

Tragédia em Teixeira de Freitas: Bebê de 1 ano morre afogada em piscina

  Teixeira de Freitas: Uma tragédia abalou a cidade de Teixeira de...