Início Destaque MPF abre inquérito para apurar irregularidades na saúde de Itamaraju
DestaqueMais Lidas

MPF abre inquérito para apurar irregularidades na saúde de Itamaraju

 MPF abre inquérito para apurar irregularidades na saúde de Itamaraju

Foi publicado na edição do diário oficial o Ministério Público Federal no último dia 15, a determinação de abertura de Inquérito Civil para apurar irregularidades na estrutura e funcionamento das unidades de saúde vinculadas ao Programa Saúde da Família e ao Programa de Atenção Básica à Saúde do Município de Itamaraju.

A denúncia foi feita ao MPF pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) que realizou vistorias no município no ano de 2017.

MPF abre inquérito para apurar irregularidades na saúde de Itamaraju

Segundo o Denasus, “constatou-se irregularidades relacionadas ao número reduzido de registros de procedimentos do serviço de saúde bucal, o quadro de funcionários que compõe a equipe de combate às endemias está incompleto, infraestrutura inadequada para atendimento em diversas Unidades de Saúde da Família, descumprimento da carga horária por médicos e odontólogos da Estratégia da Saúde da Família/ESF.”

A denúncia feita pelo DENASUS e que agora passa a ser um inquérito civil do MPF retrata literalmente a situação da saúde pública de Itamaraju. O sucateamento do serviço de atendimento à saúde bucal tem reflexos diretos no aumento do número de casos de câncer de boca registrados na cidade, e índice alarmante gerou até debate na sessão da Câmara Municipal.

MPF abre inquérito para apurar irregularidades na saúde de Itamaraju

O caos na saúde pública de Itamaraju também é visível na insatisfação da população que sofre com a falta de atendimento nos PSFs, que na sua maioria está encerrando as atividades às 13 horas devido a falta de profissionais e medicamentos.

Recentemente o prefeito inaugurou uma nova unidade de saúde na região central da cidade. Segundo as denúncias, a unidade não está realizando atendimentos devido a falta de profissionais. “Não adianta construir prédios se não servem para atender o povo.” Desabafou um morador.

Artigos Relacionados

Reconhecimento Facial atinge a marca de 2 mil foragidos alcançados na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública atingiu a...

Brasil barra entrada da Venezuela no Brics

O Brasil barrou informalmente a entrada da Venezuela no Brics como país...

Musk cumpre todas as ordens paga multas e Moraes autoriza volta do X

  Após 39 dias de bloqueio, o X voltará a funcionar no...

Dr. Marcelo Belitardo é reeleito com 64,27% dos votos em Teixeira de Freitas

Neste dia 06 de outubro, Dr. Marcelo Belitardo, do União Brasil (44),...