Início Região Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia
Região

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Duas pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão foram resgatadas por uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Medeiros Neto, extremo sul da Bahia. A ação ocorreu por meio do MPT em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU), a Superintendência Regional do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Segundo o relatório do MPT, os trabalhadores foram localizados na última terça-feira (26). Durante a verificação do caso, as vítimas foram encontradas atuando em atividade pecuária e submetidas a condições degradantes. Eles não possuíam contrato de trabalho, cumpriam jornadas exaustivas e não recebiam pagamento corretamente. O alojamento não tinha banheiro nem chuveiro e apresentava péssimas condições de conservação e limpeza. Após a liberação, ambos já receberam as rescisões do contrato de trabalho.

O dono da Fazenda assinou com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União um documento se comprometendo a cumprir rigorosamente a lei trabalhista na contratação de empregados. Durante a inspeção, foram encontradas irregularidades envolvendo outros três empregados da mesma propriedade rural, também beneficiados no termo de ajuste de conduta com a obrigação do fazendeiro de registrar os contratos. 

Os dois homens resgatados foram encaminhados para a assistência social do município, onde receberam alojamento, alimentação e suporte de saúde, além de documentos para que eles recebam o seguro-desemprego especial por três meses, período em que serão assistidos para recolocação de forma digna no mercado de trabalho. 

Os valores pagos não foram divulgados para preservar a integridade das vítimas, que vivem em situação de vulnerabilidade social. A rede de proteção de vítimas de trabalho escravo está sendo mobilizada para garantir assistência aos dois nesse pós-resgate. O nome da propriedade é do fazendeiro também não foi informado.

Artigos Relacionados

Novo Núcleo Regional de Saúde fortalece atendimento em Teixeira de Freitas e região


O equipamento está estruturado para coordenar atividades de regulação e vigilância em...

Itamaraju – “Abutres” comemoraram 27 anos de fundaçao neste 1º de Maio

Por Ornes Jr Na primeira quarta-feira de maio, (1/05) a agremiação denominada...

AAPESBA celebra 25 anos de defesa dos direitos dos aposentados no extremo sul baiano

Por Ornes jr Na manhã da 1ª quinta-feira do mês de maio...

RONDESP – Confronto em Alcobaça termina com morte de criminoso, e arma e Drogas são apreendidas

  Alcobaça: A operação policial realizada pela RONDESP/Extremo Sul resultou na apreensão...