Região

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Duas pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão foram resgatadas por uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Medeiros Neto, extremo sul da Bahia. A ação ocorreu por meio do MPT em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU), a Superintendência Regional do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Vítimas de trabalho análogo à escravidão são resgatadas no extremo sul da Bahia

Segundo o relatório do MPT, os trabalhadores foram localizados na última terça-feira (26). Durante a verificação do caso, as vítimas foram encontradas atuando em atividade pecuária e submetidas a condições degradantes. Eles não possuíam contrato de trabalho, cumpriam jornadas exaustivas e não recebiam pagamento corretamente. O alojamento não tinha banheiro nem chuveiro e apresentava péssimas condições de conservação e limpeza. Após a liberação, ambos já receberam as rescisões do contrato de trabalho.

O dono da Fazenda assinou com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União um documento se comprometendo a cumprir rigorosamente a lei trabalhista na contratação de empregados. Durante a inspeção, foram encontradas irregularidades envolvendo outros três empregados da mesma propriedade rural, também beneficiados no termo de ajuste de conduta com a obrigação do fazendeiro de registrar os contratos. 

Os dois homens resgatados foram encaminhados para a assistência social do município, onde receberam alojamento, alimentação e suporte de saúde, além de documentos para que eles recebam o seguro-desemprego especial por três meses, período em que serão assistidos para recolocação de forma digna no mercado de trabalho. 

Os valores pagos não foram divulgados para preservar a integridade das vítimas, que vivem em situação de vulnerabilidade social. A rede de proteção de vítimas de trabalho escravo está sendo mobilizada para garantir assistência aos dois nesse pós-resgate. O nome da propriedade é do fazendeiro também não foi informado.

Artigos Relacionados

Porto Seguro lança programação do São João 2025

A Prefeitura de Porto Seguro realizou, na noite desta quinta-feira (24/4), o...

Operação conjunta apreende granadas, drogas e veículo roubado

Uma ação conjunta entre a RONDESP Extremo Sul e a 7ª CIPM...

Jovem de 18 anos desaparece no Rio Alcobaça em Teixeira de Freitas

  Teixeira de Freitas: Um jovem de 18 anos, Davi Alves Costa,...

Alcobaça: Jovens mortos em confronto armado com a PM em são identificados 

Teixeira de Freitas: O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de...