O ex-presidente da Câmara de vereadores de Itamaraju, vereador Adriano Pinaffo, comemorou no sábado (26), junto com o deputado federal Valmir Assunção, o governador Jerônimo Rodrigues e militantes dos trabalhadores rurais sem terras, os dez anos de fundação da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no assentamento Jacy Rocha, no município de Prado, Extremo Sul da Bahia.
Pinaffo destacou: “Parabéns ao deputado federal Valmir Assunção e aos trabalhadores rurais sem terras, por essa importante conquista. A escola já existe há 10 anos, mas a festa também foi marcada pela inauguração de novos espaços na escola, como a criação de áreas administrativas, bloco de alojamentos, refeitório, auditório e salas de aula, além de uma loja com produtos da reforma agrária. Foi muito bom receber aqui em nossa região a visita de nosso amigo governador Jerônimo que nunca esqueceu de apoiar a educação não só nas cidades mas também nos assentamentos de reforma agrária”, disse o vereador.
De acordo com Jerônimo, o Governo do Estado, através das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Rural têm interesse de articular parcerias para estimular a formação profissional e orientação pedagógica da escola localizada em um assentamento. “Hoje é uma realização estar aqui, pois o movimento exerce tudo aquilo que acreditamos, que é matar a fome, cuidar do meio ambiente, gerar renda, e aqui nós teremos a oportunidade de trabalhar na formação popular, na formação oficial e no currículo praticado por lei”. O governador também manifestou o interesse de promover parcerias com universidades estaduais.
Ao longo dos últimos dez anos, a EPAAEB tem desenvolvido uma abordagem de manejos produtivos e processos pedagógicos inovadores, refletindo seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a formação integral das pessoas.
Acompanharam o governador durante a agenda em Prado os secretários do Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; da Cultura Bruno Monteiro; de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; do Chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola e o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.