Destaque

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

Por Ornes Jr

Uma grave denúncia feita à nossa reportagem promete estremecer de vez o cenário já caótico da Câmara Municipal de Itamaraju.Segundo uma denúncia recebida através do email de nossa redação e enviada por um parlamentar que preservaremos o nome, há um esquema de assessores “fantasmas” no legislativo municipal itamarajuense.

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

A denúncia surge após o atual presidente da casa, Chico Giló, ter sido denunciado por manter sua nora como sua assessora parlamentar, configurando assim o crime de nepotismo. A denuncia contra Giló ainda evidencia que, Greiciane Brito (esposa do filho do presidente), não compareceria à Câmara para trabalhar.

O atual presidente confirmou a nomeação da sua nora durante entrevista à Rádio Terramar FM. Na oportunidade ele disse “desconhecer se a nomeação da esposa do filho se tratava de nepotismo”, ainda disse que “não está sendo indiciado pelo MP sobre a irregularidade”. Apesar de ter confirmado a denúncia, até o fechamento dessa reportagem, Giló não havia exonerado a nora.

No entanto, na última sexta (25), nossa equipe recebeu mais uma denuncia onde um parlamentar afirma existir um esquema no legislativo municipal onde boa parte dos assessores seriam “fantasmas” ou estariam enquadrados como casos de nepotismo com a nomeação de seus familiares.

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

Além do presidente Chico Giló, segundo a denuncia, os vereadores Adriano Pinaffo e Chico do Hotel estariam mantendo parentes como assessores, mãe e filho respectivamente. Ainda de acordo com as informações passadas à nossa reportagem, haveria um suposto esquema de “venda de assessorias” onde alguns parlamentares negociavam as vagas destinadas a seus assessores numa espécie de “empréstimo consignado”, onde os credores eram inscritos na folha de pagamento da Câmara como assessores e recebiam os valores emprestados de forma parcelada, na forma de salário.

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

Outro fato grave complica ainda mais a situação dos vereador Chico do Hotel, este último que já é investigado pelo Ministério Público Estadual e Federal por desvio de recursos da Câmara e falsificação de documentos. Segundo a denúncia, o parlamentar teria nomeado como sua assessora uma idosa de 67 anos, que  além de ser funcionária “fantasma”, encontra-se doente, sem condições de trabalho e ainda receberia auxílio do INSS por meio da LOAS.

De acordo com a denúncia, a nomeação da idosa teria ocorrido para que o vereador Chico do Hotel pudesse quitar uma dívida de R$ 30 mil contraída com o filho da mesma, um comerciante pracista de Itamaraju que também foi nomeado como assessor parlamentar do vereador Adriano Pinaffo, com o mesmo objetivo de receber parceladamente através do salário as supostas dívidas contraídas pelo parlamentar com o comerciante.

Em conversas com outros vereadores e servidores da câmara, todos confirmaram que nem a idosa ou seu filho compareceriam na câmara municipal, evidenciando se tratar de fato de dois casos de funcionários “fantasmas”.

Vereador denuncia esquema de assessores fantasmas na Câmara de Itamaraju

Segundo as últimas informações, essa denuncia do um suposto esquema de funcionários fantasmas na Câmara Municipal de Itamaraju já teria sido denunciado ao Ministério Público, somada às atuais investigações em andamento pelo MP. Não é a primeira vez que o legislativo itamarajuense é denunciado por manter funcionários fantasmas na folha de pagamento.

Ainda aguarda-se um pronunciamento do MP sobre as investigações e a busca e apreensão realizada na Câmara no ultimo dia 10.

Artigos Relacionados

Reconhecimento Facial atinge a marca de 2 mil foragidos alcançados na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública atingiu a...

Brasil barra entrada da Venezuela no Brics

O Brasil barrou informalmente a entrada da Venezuela no Brics como país...

Musk cumpre todas as ordens paga multas e Moraes autoriza volta do X

  Após 39 dias de bloqueio, o X voltará a funcionar no...

Dr. Marcelo Belitardo é reeleito com 64,27% dos votos em Teixeira de Freitas

Neste dia 06 de outubro, Dr. Marcelo Belitardo, do União Brasil (44),...