Um estudo da Universidade de Sorbonne, em Paris, aponta a possibilidade de relação entre o consumo de alimentos ultra processados e a incidência de câncer. Conforme a pesquisa, aplicada em 105 mil participantes, pessoas que ingeriram mais alimentos alimentos ultra processados tem 10% mais chance de desenvolver câncer.
Hábitos alimentares e o câncer
O estudo está longe de trazer conclusões definitivas sobre a relação entre ultra processados e o câncer, uma vez que outros fatores podem igualmente influenciar no diagnóstico, mas uma coisa é certa, especialistas são enfáticos sobre como o consumo frequente de alimentos ultra processados pode levar ao ganho de peso e ao sobrepeso, condições que já são compreendidas como fatores de risco para o câncer.
Um dos desafios da pesquisa, portanto, seria distinguir qual seria o principal motor para o surgimento da doença, o sobrepeso ou o tipo de alimento. Ainda assim, reunimos os alimentos listados na pesquisa como ultra processados e que, se não estão diretamente ligados ao câncer, estão inteiramente relacionados ao ganho de peso, ainda mais se conciliado com estilo de vida sedentário.
Alimentos ultra processados
-
Barras de chocolate
-
Balas
-
Salgadinhos industrializados (incluindo batatas fritas de saquinho)
-
Refrigerantes e bebidas açucaradas
-
Macarrão e sopas instantâneos
-
Nuggets e carnes processadas congeladas
-
Comidas congeladas (lasanha, pizza, escondidinho, macarrão)
-
Alimentos feitos principalmente ou totalmente de açúcar, óleos e gorduras ruins