Início Política Teixeira de Freitas -Presidente Lula confirma agenda para Inauguração do Hospital Costa das Baleias
Política

Teixeira de Freitas -Presidente Lula confirma agenda para Inauguração do Hospital Costa das Baleias

A aguardada inauguração do Hospital Costa das Baleias está marcada para a próxima sexta-feira, dia 10, e contará com a ilustre presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento promete ser um marco na saúde da região, trazendo esperança e melhorias significativas para a comunidade.

 Presidente Lula Visitará Teixeira de Freitas para Inauguração do Hospital Costa das Baleias

Foto- Correio da Bahia

 

O governador Jerônimo Rodrigues também estará presente na cidade de Teixeira de Freitas, chegando já na terça-feira, dia 07, para uma série de compromissos no extremo sul da Bahia. Sua agenda inclui a inauguração da reforma do Estádio Municipal em Alcobaça, seguida pela inauguração do Mercado do Peixe em Caravelas, ambos marcados para terça-feira à tarde, às 14 horas.

 Presidente Lula Visitará Teixeira de Freitas para Inauguração do Hospital Costa das Baleias

Na quarta-feira, dia 08, o governador fará uma visita à cidade de Vereda, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento de todas as localidades. Enquanto isso, na quinta-feira, dia 09, Jerônimo estará em Lajedão e Ibirapuã, participando de diversas inaugurações e fortalecendo os laços com as comunidades locais.

O ponto alto da semana será a sexta-feira, dia 10, com a tão esperada inauguração do Hospital Costa das Baleias. Além da presença do presidente Lula, o evento contará com a participação de Ministros de Estado e diversas autoridades, que virão de várias cidades para prestigiar esse momento histórico e celebrar as conquistas da região.

A contagem regressiva para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já começou, e os detalhes da operação que se inicia agora em maio revelam um panorama promissor para o extremo sul baiano. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inspecionou a unidade nesta terça-feira (30) para conferir de perto a montagem de equipamentos, os ajustes nos sistemas e os retoques finais da obra.

 Presidente Lula Visitará Teixeira de Freitas para Inauguração do Hospital Costa das Baleias

Com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica, o HECB foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes. O hospital dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, consolidando a unidade como a maior do extremo sul da Bahia.

De acordo com a secretária, “o hospital contará com um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região”. Com isso, milhares de pessoas terão acesso a cuidados especializados sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.

A unidade de alta complexidade terá o acesso de pacientes 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, bem como pelo SAMU Regional.

“Este é um investimento estadual que alcança R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, demonstrando o compromisso do governador Jerônimo em ampliar e regionalizar a assistência à saúde”, afirma a secretária Roberta Santana.

Mais assistência

A unidade oferecerá um amplo espectro de serviços oncológicos, incluindo avaliações e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer. Além disso, a unidade ofertará consultas, tratamentos cirúrgicos especializados e quimioterapia.

O atendimento é composto por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, incluindo oncologistas, dermatologistas, ginecologistas, mastologistas, urologistas, cirurgiões gerais, coloproctologistas, e especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço. Complementando esse atendimento, haverá uma central especializada em Terapia Anti-Neoplásica para administrar tratamentos de quimioterapia.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, explica que os pacientes poderão acessar esses serviços através do Sistema Lista Única da Secretaria da Saúde do Estado, cuja solicitação é feita pelas secretarias municipais. “A oncologia será uma das áreas mais importantes, possibilitando atender até 900 novos casos por ano com tratamentos e cirurgias, além de cuidados paliativos”, afirma o superintendente.

A economia local também sentirá o impacto positivo, com a geração de 1.300 empregos diretos, incluindo 400 médicos e 900 profissionais assistenciais e de apoio logístico.

O Hospital Estadual Costa das Baleias ainda terá um programa de residência médica, reforçando o ensino e a formação de profissionais em diversas áreas, com destaque para clínica médica, cirurgia geral, traumato-ortopedia, medicina intensiva e pediatria.

Radioterapia

Na mesma data, o Governo Federal fará a entrega do serviço de radioterapia no município de Teixeira de Freitas. Somente as obras custaram cerca de R$ 12 milhões para a implantação do serviço, instalado em um anexo do Hospital Municipal, que atenderá toda a região.

Na pactuação realizada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teixeira de Freitas, após a cessão do terreno pelo município e a autorização de funcionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a operação do serviço ficará sob responsabilidade do ente estadual.

Também ficou pactuado que o recurso federal continuará sendo enviado diretamente ao município, refletindo a preocupação do governador com o bem-estar das pessoas. “O Estado assumirá os novos pacientes que começarão tratamento no novo hospital, garantindo a continuidade do financiamento federal para a oncologia no município, sem interrupções. Esse acordo foi firmado em respeito aos 21 municípios da região e será cumprido em colaboração com o Governo Federal. Esse processo de transição, especialmente com pacientes oncológicos, exige nosso máximo cuidado e respeito. A saúde da população é nossa prioridade e, por isso, o diálogo e a pactuação com os municípios são essenciais para garantir que não haja descontinuidade ou dificuldades no acesso aos serviços”, afirma Roberta Santana.

A titular da pasta estadual da Saúde explica ainda que o acelerador linear permite tratar tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, o que ajuda a preservar órgãos adjacentes. “Esta precisão aprimorada permite o tratamento de tumores que atualmente não podem ser removidos cirurgicamente. Em cirurgias complexas, existe o risco de danos a órgãos vitais não relacionados à doença, mas a precisão deste equipamento facilita a preservação desses órgãos durante o procedimento”, ressalta a secretária.

Fonte: Por; Redação/Bahiaextremosul

Artigos Relacionados

‘Taxa da blusinha’ abre crise no Congresso Nacional

Quando menos se esperava, uma nova crise eclodiu no Congresso. O relator...

Lula pede voto para Boulos e entra na mira da Justiça Eleitoral

Neste feriado do Dia do Trabalho, em ato organizado pelas centrais sindicais...