Secretaria de Saúde de Alcobaça faz balanço positivo sobre índice de doenças
Um ano após o início da gestão do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, a Secretaria Municipal de Saúde fez um balanço positivo no controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
O início de 2017 foi marcado pelo enfrentamento do surto de dengue, Chikungunya e Zika. Naquela época, os casos de agravos nos pacientes – residentes nas áreas urbanas e rurais – eram de 9 casos suspeitos de dengue, 32 de Chikungunya e 1 de Zika.
Em 2018, a incidência dessas doenças é de apenas 1 caso suspeito de dengue, 3 de Chikungunya e nenhum de Zika. “Os casos de alcobacenses com suspeitas dessas doenças são muito menores um ano depois”, é o que afirmou o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos.
Para o Secretário, o maior desafio foi reduzir o índice de infestação desses vetores. “Atacamos de frente esse problema, realizando várias ações, através da Vigilância Epidemiológica e do Setor de Endemias. O resultado é que hoje conseguimos reduzir, drasticamente, o número de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em grande parte, devido ao empenho desses setores em reduzir os índices, proporcionando uma melhor qualidade de saúde aos alcobacenses”, explicou.