Os pequenos produtores do município de Itamaraju poderão, através da Secretaria de Agricultura, estarem recebendo auxílio de técnicos para o manejo da terra, plantio e cultivo de suas produções agrícolas, além de orientações para acesso às políticas públicas, como a emissão ou regularização das DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf), a “identidade” do produtor familiar, numa parceria sem custos.
As ações iniciaram com preparos de solo para pequenos agricultores individuais e também nos grupos formais, que produzem desde hortaliças, frutas, legumes, raízes, além de manter produção de pequenos animais.
Grande parte da produção será absorvida pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que também é fiscalizado pelo Conselho Municipal da Segurança Alimentar, primando sempre pela qualidade e regularidade dos produtos.
O secretário de Agricultura, Ivan Favarato Filho, explica que o prefeito Marcelo Angênica autorizou adesão ao Serviço Municipal de Apoia à Agricultura Familiar, SEMAF, disponibilizando 02 Técnicos Agrícolas e o Estado disponibilizará um Agrônomo, focando melhorar as produções e incentivar a economia do município.
O secretário ainda explica que as ações da Secretaria são também norteadas pelo CMDS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, grande ferramenta para o planejamento estratégico no desenvolvimento do município.
Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju