Realizada nessa segunda, 29, em Salvador, a ação visa contribuir para modernização administrativa e tributária de cidades baianas
Representantes do Sebrae em Teixeira de Freitas e prefeitos do Extremo Sul da Bahia estiveram entre os integrantes do evento que marcou a divulgação do projeto Fortalecer Municípios – Bahia, nessa segunda (29), no Wish Hotel da Bahia (antigo Sheraton), em Salvador. A iniciativa faz parte do objetivo de difusão do Programa de Modernização Administrativa e Tributária dos Municípios (PMAT), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e tem parceria de Sebrae, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), e financiamento da União Europeia. A abertura do evento foi realizada pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.
“O Fortalecer Municípios é de grande importância para a região, e a nossa participação, juntamente com os prefeitos do Extremo Sul, é fundamental para um melhor desenvolvimento da gestão pública”, destacou o gerente regional do Sebrae, Alex Brito.
A entidade vai atuar no que diz respeito à articulação para a melhoria do ambiente de negócios dos municípios da região.
A programação contou, além da apresentação do projeto, com a primeira oficina de elaboração de projetos de PMAT, dedicada exclusivamente aos municípios da Bahia. O projeto também possui apoio da Caixa Econômica Federal.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Associação dos prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES), e prefeito de Alcobaça, Léo Brito, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, o prefeito de Eunápolis, Flávio Baiôco, a prefeita de Itagimirim, Devanir Brillantino, o vereador “Arnaldinho” de Teixeira de Freitas, além da secretária de Governo de Itagimirim, o secretário de Planejamento de Eunápolis e também de Porto Seguro, entre outras autoridades.
O Fortalecer Municípios oferece apoio, assistência e capacitação na elaboração e desenvolvimento dos projetos de até R$ 20 milhões em modernização administrativa, aumento da arrecadação e desburocratização para abertura de empresas.
Para garantir a aprovação, o Fortalecer Municípios volta sua atenção a projetos de georeferenciamento, Central de Atendimento e Sala do Empreendedor, modernização da estrutura da dívida ativa, Rede de Fibra Ótica conectando os prédios públicos, modernização da estrutura de Tecnologia de Informação e aquisição de computadores.
Atualmente é aplicado em 40 municípios, sendo eles de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.
Por Agência Sebrae de Notícias Bahia
Edição Bell Kojima