A Prefeitura do município de Itamaraju, através do CAPS e da Secretaria de Saúde, realizou um evento de capacitação sobre automutilação, no auditório da Câmara.
O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Angênica, Secretário de Saúde Elan de Lozinho, Presidente da Câmara Adriano Pinaffo, vereadores Mazuck, Flavinho, e médicos especialistas na área da Saúde mental.
A capacitação foi destinado a educadores, gestores, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, Coordenadores, serviços de Referência em Assistência Social e representantes de Escolas Públicas e Privadas. São profissionais que sentem o interesse em ajudar ao próximo, buscando entender um pouco mais sobre a solidariedade e percepção do outro.
Publicidade
Essas ações, na avaliação do Dr. Marcelo Angênica, “devem ser voltadas à capacitação de todos os profissionais que lidam com vidas humanas. Situações envolvendo bullying, automutilação e suicídio são cada vez mais comuns na sociedade atual. Todos devem entender um pouco sobre esses assuntos para saber lidar, caso tenham contato, com pessoas que enfrentam esses problemas.
É muito importante que os pais e professores estejam atentos ao comportamento de crianças e adolescentes para que possam ofertar ajuda quando perceberem qualquer sinal de sofrimento psíquico ou mental”, destacou o prefeito Marcelo Angênica que também é médico.
O Dr. Ricardo Alexandre disse em entrevista ao Portal Cocobongo: “A automutilação é qualquer comportamento que envolva agressões diretas ao corpo de forma intencional, mas sem intenção suicida consciente. A melhor maneira de ajudar é estar sempre atento e reconhecer que existe uma situação de provável sofrimento ou risco. Havendo isso, deve se oferecer ajuda para que busque uma avaliação médica adequada. Isso acontece mais frequente na adolescência, pois o indivíduo, nesta fase, se encontra com maior dificuldade de lidar com o que sente e usa mecanismos menos eficientes para manejar situações adversas.” salientou.