O PSDB deve definir ainda neste ano de 2025 o futuro da sigla partidária, do jeito que está lideranças avaliam que os tucanos não conseguirão atingir a cláusula de Barreiras por desempenho nas eleições em 2026. Isso iria resultar na ausência de fundo partidário e também a ausência de horário gratuito no rádio e na televisão, na prática o partido ficaria impedido de fazer campanha eleitoral.
A possível fusão com MDB PSD republicanos e solidariedade além do podemos são possíveis tábuas de salvação para o partido, seja em formato de federação ou até mesmo como uma fusão partidária que varreria o PSDB da lista de partidos brasileiros.
A eleição de 2022 rebaixou o PSDB ao quantitativo de apenas 13 depçutados um amais que o PSOL que elegeu 12 parlamentares
O principal patrimônio político tucano para o PMDB e PSD e Republicano seria os 13 deputados federais que a bancada possui na Câmara federal os três partidos citados (MDB PSD e Republicanos) tem 44 deputados e caso conseguisse angariar os 13 deputados do PSDB teriam então a quarta maior bancada da câmara federal perdendo apenas para o PL PT e união Brasil.
No entanto na mesa ainda está a ideia de se manter vivo com um partido com o nome PSDB número de urna 45 e todas as suas características partidárias nesse caso a única saída possível e ainda assim arriscada seria construir uma federação mais ampla que fundiria PSDB solidariedade e Podemos os partidos possuem um bom diálogo com lideranças tucanas o Paulinho da Força por exemplo do Solidariedade mantém conversas constantes com Aécio Neves um dos caciques tucanos a nível nacional eles estão tão próximos que é possível que o Solidariedade caminhe junto com o PSDB mesmo que eles decidam se aliar a um outro partido em uma fusão ou até mesmo em uma nova federação.
A federação é uma união de dois ou mais partidos onde cada partido mantém sua identidade institucional. Já a fusão partidária é quando um ou mais partidos dissolvem seus estatutos e formam uma nova instituição partidária.