Início Destaque Presidente da Câmara de Itamaraju nomeia esposa do filho como assessora parlamentar
Destaque

Presidente da Câmara de Itamaraju nomeia esposa do filho como assessora parlamentar

Presidente da Câmara de Itamaraju nomeia esposa do filho como assessora parlamentar

Após o Ministério Público Estadual (MPE) deflagrar uma operação de combate a supostos atos de corrupção na Câmara Municipal de Itamaraju, que culminou em busca e apreensão de documentos na manhã do último dia 10 de maio, o atual presidente da Casa, Chico Giló, está sendo denunciado por nomear a esposa do seu filho, Frank Giló, como assessora parlamentar.

Greiciane Quinto de Almeida Brito é esposa do produtor de eventos, Frank Giló, também conhecida por “Frank Produções”, e conforme documentos levantados pela reportagem, foi nomeada assessora do gabinete do presidente da Câmara de Itamaraju em 2017, estando na função até os dias atuais.

A denúncia que será levada ao Ministério Público Estadual (MPE), pelo Grupo Fiscaliza Itamaraju, revela que, além do caso de nepotismo, Greiciane não compareceria à Câmara para exercer a função de assessora. Nas redes sociais a nora de Giló aparece frequentemente em fotos no litoral do Prado em dias que deveria estar em expediente.

Segundo a Sumula Vinculante N° 13 do STF, a “nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição federal.”

gilodIsso significa que a nomeação de Greciane está enquadrada como caso de nepotismo, tendo em vista que a mesma é nora do presidente da Câmara, Chico Giló. Em 2017 o MP já havia feito a recomendação para que os vereadores exonerassem os assessores enquadrados nos casos de nepotismo previsto na Súmula Vinculante N°13.

O vereador Chico Giló ainda não falou sobre a denúncia, que já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesses últimos dias. (Da redação TN)

gilod1

Artigos Relacionados

Fred Ditó um nome em ascensão na comunidade evangélica

  As eleições 2024 em Itamaraju desta vez conta com um nome...

Seleção de Itamaraju fracassa e dá “adeus” ao Intermunicipal

A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser...

Agosto encerra com grande caminhada pela ruas de Itamaraju

  Por ornes Jr Em uma verdadeira festa, milhares de apoiadores do...

Fumaça cobre parte do país e PF investiga ação de criminosos em incêndios

A Polícia Federal está investigando a ação de criminosos nos incêndios florestais...