Por Ornes Jr
Na manhã desta quarta-feira dia 10 de outubro o município de Itamaraju viu ser efetivado diante de seus olhos antigo sonho de possuir uma cidade um posto de atendimento do SAC serviço de atendimento ao cidadão.
A efetivação desse sonho em realidade é oriunda de um convênio assinado entre o Prefeito Municipal de Itamaraju Doutor Marcelo Angênica e o governador do Estado da Bahia Rui Costa, esta parceria coloca um ponto final nas idas nos Itamaraju esses a cidade de Teixeira de Freitas para obter documentos como CARTEIRA DE TRABALHO e RG. Aos servidores estaduais ainda será ofertado pelo SAC em Itamaraju os serviços de consulta cadastro e recadastro no PLANSERV – Plano De Previdência Do Servidor Público do Estado baiano.
Durante os pronunciamentos das autoridades presentes como o presidente da Câmara Chico Jiló, o representante do Governo do Estado, os Deputados Federal Valmir Assunção e a Deputada Estadual Mirela Macedo, foram minimizados a paternidade política do SAC, e de maneira quase consensual todos reiteraram ser uma conquista do Povo de Itamaraju, em seu discurso Mirela Macedo e Valmir Assunção parabenizaram o prefeito pelo comprometimento e engajamento em cumprir as contrapartida exigidas pelo convênio.
Após a solenidade o prefeito de Itamaraju falou da alegria em ser um dos protagonistas desse antigo sonho do povo, que muitos prefeitos não conseguiram e que ele tem o prazer de transformar em realidade. O SAC em Itamaraju representará para os cofres públicos de Itamaraju, uma despesa de custeio anual da ordem de aproximadamente R$ 300 mil reais por ano.
O Ponto SAC de Itamaraju serão disponibilizados serviços de unidades parceiras, sendo possível realizar a emissão da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Certidão de Antecedentes Criminais, buscar vagas de emprego no SineBahia, além de dar entrada no Seguro-Desemprego. O Ponto SAC oferece ainda à população serviços do Ceprev, relacionados à previdência; do Planserv, para assistência à saúde dos servidores estaduais; do Credibahia, o programa de microcrédito da Bahia; e da Sefaz Estadual.
Com um investimento estadual de aproximadamente R$ 850 mil, o Ponto SAC de Itamaraju conta com uma equipe de 19 colaboradores gerando um custo médio anual de 300 mil reais aos cofres do município. A unidade, com uma área útil de aproximadamente 238 metros quadrados, conta com dois pontos de triagem para documentos, área de espera e treze guichês de atendimento, além de uma sala de treinamento para o Sinebahia. O local ainda contará com o Atende, sistema projetado para o gerenciamento do atendimento e de filas, além do fornecimento de relatórios que retratam as várias características e etapas do atendimento, tornando mais eficiente a gestão.
Leia também:
Prefeitura se reúne com o BB buscando celeridade para entrega das casas no bairro Bela Vista.