Com todos os gols no segundo tempo, o Porto Sport Club derrotou o Barcelona de Ilhéus por 2×1, sábado à noite, e conquistou o quinto lugar no Campeonato Baiano. O triunfo garantiu ao time vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2026.

O objetivo do técnico Sandro Duarte era classificar o Porto para as semifinais do estadual, mas as três derrotas seguidas nos últimos jogos impediram o avanço da equipe, que terminou a competição com 11 pontos, ficando atrás do Atlético de Alagoinhas, Bahia, Jacuipense e Vitória.
Após disputa sem gols na etapa inicial, o Porto marcou 1×0 aos 29 minutos do segundo tempo, com Vinícius, eleito melhor jogador em campo. Aos 35 minutos, Napão ampliou o placar, deixando o representante do extremo sul mais confortável na partida, disputada no estádio Agnaldo Bento. Já nos acréscimos, aos 52 minutos, ao tentar desviar a bola, Lucas Pezão acabou marcando contra, diminuindo a fatura para o Barcelona.
Para se classificar á Série D do Brasileiráo, o Porto contou com os tropeços da Juazeirense, Jequie e do próprio Barcelona, que também brigavam pela vaga. Com isso, o Porto é o primeiro time profissional do extremo sul a participar de competições de cunho nacional. Também estão garantidos na Série D em 2026 o Atlético de Alagoinhas e o Jacuipense.
Semifinais do Baianáo
Completado a última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano o Vitória ganhou do Atlético por 1×0, o Bahia bateu a Juazeirense por 2×0 e o Jequié perdeu para o Jacuipense por 2×1. O jogo entre Colo Colo e Jacobina foi cancelado, a pedido de ambos os times, rebaixados para a segunda divisão.
Os jogos de ida das semifinais acontecem no próximo sábado: Atlético x Vitória e Bahia x Jacuipense. A data dos jogos de volta serão definidas futuramente pela Federação Bahiana de Futebol.
Por Domingos Oliveira