Nesta quinta feira (19/10) por volta das 13:00 o grupo do GADS recebeu uma mensagem para resgatar um porco-espinho que foi avistado em uma residência, mais precisamente na rua Rui Barbosa n° 101, na cidade baixa de Itamaraju. Dois integrantes do grupo, Josimar Santos e Vinícius Borges, se dirigiram à residência aonde a dona relatou que possivelmente o animal tenha vindo em alguma veículo pois não é comum o aparecimento de animais silvestres naquele local da cidade, ela relatou ter receio da presença do animal em sua residência, já que ele tem um filho pequeno e um animal de estimação.
Segundo Josimar Santos , diferentemente do que muita gente pensa, os espinhos dos porcos-espinhos não são venenosos, mas é importante ter cuidado, já que os mesmo podem causar lesões na pele dos predadores ou da pessoa que for fazer a sua captura, e outro ponto que merece esclarecimento é o fato de que os porcos-espinhos não são capazes de lançar seus espinhos.
O animalzinho foi resgatado e foi conduzido pelos ambientalistas Josimar Santos e Vinícius Borges a uma área de preservação com uma grande área de remanescente da Mata Atlântica.
Segundo Vinicius Borges, o porco-espinho não apresentava nenhum tipo de ferimento, o que possibilitou a sua imediata soltura na floresta. “Quanto o animal resgatado apresenta algum tipo de lesão ou é proveniente de cativeiro doméstico a gente precisa acionar o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], mas esse não foi o caso, já que o bicho encontrava-se bem de saúde”