Placa do Mercosul começará a ser adotada no Brasil em 2017
O Diário Oficial da União divulgou a data para o início do uso do novo sistema de emplacamento de carros para o Mercosul. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como 31 de dezembro de 2020 a data limite para que todos os carros do país estejam circulando com a nova placa. Carros novos, em transferência de município ou que precisem mudar de placa começam a receber o novo padrão já a partir de janeiro de 2017.
No novo sistema, segundo o Denatran, a placa será formada sempre por quatro letras e três números dispostos de forma aleatória. “A placa terá fundo branco, sete caracteres alfanuméricos e uma tarja azul. A tarja contará com o emblema do Mercosul, nome do país e a bandeira. A patente aprovada terá as mesmas dimensões de largura e altura da atual placa utilizada no Brasil”, diz o departamento. As cores das letras e dos números servirão para caracterizar os tipos de veículos: preta para veículos de passeio, vermelha para comerciais, prateado para colecionadores, verde para unidades em testes, azul para oficiais e dourado para diplomáticos.
A nova placa também será utilizada por veículos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ainda para auxiliar a identificação, os cinco países optaram por criar o chamado Sistema de Interconsulta Regional, um banco de dados que reúne informações sobre o proprietário, a identificação de matrícula e dados do veículo, como configuração, ano de fabricação, número do chassi e possível histórico de roubos e furtos.
Definido em 2014, a nova norma de placas tinha prazo inicial de implementação em janeiro de 2016, mas foi adiado pelo Contran em abril de 2015 em função de ajustes técnicos.