PF investiga participação do prefeito de Alcobaça Léo Brito no esquema de fraudes à licitações descoberto na operação fraternos.
As investigações apontam que os prefeitos, Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro; José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis; e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália – que são parentes –, usavam empresas de familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos. Claudia Oliveira é casada com José Robério e irmã de Agnelo Santos. Os três não foram encontrados pela polícia para a condução coercitiva, havendo sido apresentados posteriormente por seus advogados.
Os três prefeitos foram afastados dos cargos por determinação da Justiça por tempo indeterminado. A PF chegou a pedir a prisão deles, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou. Os contratos fraudados, segundo a PF, somam R$ 200 milhões.
A MSE transporte e urbanização Ltda já foi alvo de investigação e ações judiciais do Ministério Público Federal por contratos fraudulentos no município de Prado/BA.
Há empresa do prefeito Léo Brito também já foi alvo de investigação por parte do Ministério Público Estadual que denunciou a época Léo Brito por fraude em licitações e superfaturamento de obras em Eunápolis bem como representou contra o prefeito e demais envolvidos pela pratica de improbidade administrativa. O que na época foi noticiado pela imprensa.
Vale lembrar que o prefeito de Alcobaça Léo Brito e o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, foram eleitos presidente e vice, respectivamente, da Apes (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia), para o biênio 2017-2018. A entidade reúne prefeitas e prefeitos de 21 cidades da região. Todos os prefeitos investigados pertencem ao Partido Social Democrático – PSD que na Bahia é presidido pelo senador da república, Otto Alencar.
A nossa equipe de reportagem, através de nossa fonte de informação, que será preservada, está buscando mais informações sobre a investigação que corre em segredo.
Tentamos entrar em contato com o prefeito Léo Brito (PSD), más, até o fechamento da matéria não conseguimos, e mais uma vez o portal continua aberto para qualquer esclarecimento do alcaide, se houver.
Link1: https://www.mp.ba.gov.br/area/caodh/noticias/25066
Link2: http://radar64.com/noticia/promotor-de-justica-e-prefeito-trocam-acusacoes_4783.html
Link5: http://www.oparaguacu.com.br/prefeito-roberio-oliveira-e-afastado-do-cargo-pelo-tj-ba/
Link6: http://www.politicalivre.com.br/2008/page/254/?doing_wp_cron=1330469513
Link6: https://www.mpba.mp.br/area/Institucional/noticias/27731
Link: http://jucurunet.blogspot.com.br/2014/05/mpf-cobra-na-justica-que-wilson-brito.html
Com informações de Vanderlei Filho/Zero Hora News