Por Ornes Jr
No último domingo dia 19 /11 o auditório da APLB Sindicato foi palco de uma Assembléia com centenas de pessoas cadastradas para moradia, o evento teve origem desde que o vereador Adriano Pinaffo foi até Salvador e estabeleceu contato com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Estado da Bahia, na busca de casas populares, para o município de Itamaraju.
De lá para cá conforme os contatos foram se estreitando, e a burocracia começou a andar, o cadastramento das pessoas começou a ser realizado pelo Mandato Do Vereador Adriano Pinaffo em Itamaraju. Foram cadastradas pessoas que não dispõem moradia própria, que estejam morando de aluguel ou até mesmo morando de favor na casa de parentes ou amigos.
O Presidente Estadual Do Movimento Do Sem Teto Da Bahia, Dhiones Bastos relacionou os critérios que precisam ser preenchidos para que os cadastrados venham a ser contemplados com uma das unidades habitacionais, as casas populares. O projeto também visa contemplar pessoas em situação de rua. Confira abaixo os critérios estabelecidos pelo programa:
1-Ser do Gênero Feminino.
2-Mulheres ou homens com filhos – mãe ou pai solo.
3-Jovens de 18 a 30 anos.
4-Portadore de doenças crônicas incapacitantes
5-Ser portador de deficiências físicas ou mentais
6-Morar em áreas de risco
7-Morar em condições de rua
8-Ser partícipe de movimentos sociais
9-Ser cadastrado a pelo menos 5 (cinco) anos no programa Bolsa Família
Dhiones Bastos informou que o conjunto habitacional vai contar com Creches, praça de lazer, galpão para funcionamento de cooperativa, e esclareceu que as moradias terão acabamento de alto padrão, com estrutura para ar condicionado e placas de energia solar que irão propiciar contas de energia sempre na faixa mínima mesmo com consumo mais elevado.
A assembleia realizada na APLB SINDICATO elegeu também uma comissão com 30 (trinta) integrantes para acompanhar os trabalhos desde o início até a contemplação dos mutuários dos imóveis que serão construídos em área já estabelecida pela direção do MSTS, a área não foi divulgada por razoes de segurança, a fim de evitar possíveis ocupações indevidas.
O pré-candidato a prefeito pelo PT- Partido Dos Trabalhadores Kiko Mascarenhas falou da satisfação de ver iniciado a concretização de um sonho, que é ofertar casas para quem mais precisa na cidade de Itamaraju, ele agradeceu a parceria do MSTS, e o empenho incondicional do Vereador Adriano Pinaffo, que vem se dedicando a meses a edificação deste projeto.
O vereador Pinaffo responsável por iniciar toda esta tratativa com o MSTS falou da satisfação de ver o início da frutificação de seus esforços para que as moradias sejam uma realidade para o povo da cidade e também celebrou a contemplação dos principais distritos do município que receberão também algumas dezenas de casa em cada localidade rural de Itamaraju.
Na oportunidade Adriano Pinaffo falou do carinho especial que tem pelas comunidades do interior ressaltando a aquisição de dezesseis (16) poços artesianos dos quais NOVE (9) já foram perfurados além da assistência que tem dado através de parcerias com Associações na manutenção das estradas vicinais de diversas localidades do interior do município.
Materia Relacionada:
Kiko Mascarenhas e Adriano Pinaffo vão a capital em busca de casas populares para Itamaraju