Nesta terça-feira (22), a arte brasileira perdeu um grande cantor e compositor. Erasmo Carlos, 81 anos, estava internado  pela segunda vez no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, onde chegou a ser entubado  A causa da morte de Tremendão, como é conhecido, ainda não foi divulgada oficialmente. Mas, em outubro, ele havia sido internado para fazer exames e tratar de uma síndrome edemigênica. 

Morre Erasmo Carlos, aos 81 anos com síndrome edemigênica

Segundo o G1, a  doença causa um desequilíbrio na quantidade de água que circula pelo corpo, provocando um aumento no volume de fluidos que ficam do lado de fora dos vasos sanguíneos, nos tecidos, podendo causar edemas.  Essa doença pode acontecer quando o paciente acumula muito líquido no corpo, impossibilitando a troca de gases.

Conforme esclareceu ao G1 a médica e diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Andrea Pio de Abreu, o organismo humano é composto por 70% de água. A síndrome que Erasmo teve, segundo a especialista, trata-se de um “desequilíbrio na pressão hidrostática do corpo”. Ela é caracterizada pela perda de um equilíbrio das forças que determinam onde a água tem que ficar dentro do organismo. 

A síndrome, caracterizada pelo excesso de água, surge a partir do mal funcionamento de órgãos, podendo causar complicações renais, cardíacas e até hepáticas.

Artista havia tratado em outubro, mas família não confirmou a causa da morte do cantor.

Morre Erasmo Carlos, aos 81 anos com síndrome edemigênica

 por  gauchazh.clicrbs.