Irritado com a decisão do Comitê de Política Monetária de manter a Selic em 13,75% ao ano, Lula afirmou que a medida “não tem explicação nenhuma” e que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, “tem que cumprir a lei”. “Não tem explicação nenhuma no mundo a taxa de juros estar a 13,75% ao ano. Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou”, disse. “[Campos] Só tem que cumprir a lei que determinou a autonomia do BC: cuidar da política monetária, mas também do emprego, da inflação e da renda do povo. Todo mundo sabe que ele não está fazendo isso, senão eu não estaria reclamando.” (Estadão e g1)
As críticas à decisão do Copom abalaram o mercado. O Ibovespa recuou 2,29%, aos 97.926 pontos, fechando abaixo dos 100 mil pontos pela primeira vez desde julho. Já o dólar subiu 1%, a R$ 5,28. (g1)
A decisão do Copom pode acelerar a estratégia de pressão pela saída de Campos Neto. O presidente do BC afirma a interlocutores que não renuncia e fica até o fim de 2024, quando termina seu mandato. Mas, se ele apresentar desempenho insuficiente para alcançar os objetivos do BC, pode ser demitido após decisão do presidente, que precisa de aval de ao menos 41 dos 81 senadores. Segundo Andreia Sadi, não há clima no momento para isso. A estratégia é seguir polarizando e buscando responsabilizá-lo por uma eventual crise econômica. Caso contrário, a crise “cairá no colo de Lula”, dizem aliados do presidente. (g1 e Globo)
por canal MEIO