Política

Luciano Huck tem muita chance dizem aliados de FHC

 

Ex-presidente recebeu em primeira mão pesquisa eleitoral qualitativa encomendada pelo apresentador da TV Globo 

reproducao_facebook_0.jpg

(Reprodução Facebook)

Segundo informações da Coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu em primeira mão a pesquisa qualitativa sobre a viabilidade eleitoral de Luciano Huck. O estudo, encomendado pelo próprio a presentador da TV Globo, fez um cruzamento do seu perfil com os desejos do eleitorado. Aliados de FHC disseram que o trabalho aponta que Huck tem “potencialmente muita chance” se entrar na disputa a cadeira do Planalto.

Na última pesquisa Datafolha, publicada no dia 31, Huck aparece com 8% das intenções de voto empatado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em um eventual cenário sem Lula na disputa, atrás de Jair Bolsonaro (18%), Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Recentemente, em entrevista ao Valor, FHC disse que não via espaço nessas eleições para “outsiders”, por outro lado, não descartou a participação de Huck. “Luciano não desistiu”, disse o ex-presidente, que é amigo do apresentador. Ainda, em entrevista para a Folha, em maio do ano passado, FHC disse que Luciano Huck representavam “o novo” no cenário político.

Apesar de, em novembro passado, Huck ter dito em artigo publicado na Folha que não concorreria às eleições, o apresentador tem feito movimentações no sentido contrário. Em uma entrevista, veiculada em janeiro, ao lado da mulher e também apresentadora, Angelica, para o apresentador do “Domingão” e colega de emissora, Fausto Silva, falou que não descartava sua participação futura na política, usando frases como: “Eu nunca, jamais, vou ser o salvador da pátria e o que vai acontecer na minha vida eu também não sei” e “o que o destino e Deus espera para mim vou deixar rolar. Que as pessoas votem com consciência. Acredito em um Brasil melhor. Vem comigo!”

O depoimento, com cara de pré-discurso eleitoral, motivou a Bancada do PT no Congresso a processar a Globo, Huck e Faustão na Justiça Eleitoral alegando abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada. A ação segue no Tribunal Superior Eleitoral onde, no dia 1º, o Ministro Corregedor Napoleão Nunes Maia Filho determinou a intimação das partes envolvidas para se manifestarem diante de representação.

Artigos Relacionados

Indicado por Lira, Motta obtém apoio de PT, PL e MDB na Câmara

De olho em seus interesses políticos e em cargos na Câmara dos...

Lewandowski assina sete novas portarias declaratórias de terras indígenas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assina nesta quarta-feira (23) a portaria...

União Brasil governa 5 milhões de baianos; PT administra “apenas” 1 milhão

Os dois principais partidos da Bahia, conforme resultado das urnas em 2022,...

Vergonha nacional: Prefeito de Lajedão é flagrado em esquema de corrupção

Lajedão: Um escândalo de corrupção abalou a cidade de Lajedão nesta segunda-feira,...