O último domingo dia 6 de outubro foi um dia emblemático para a história política de Itamaraju o candidato do grupo amigos de Itamaraju o pecuarista Jorge Almeida, se elegeu para a sucessão e continuidade do trabalho político que o grupo vem realizando nos últimos dois mandatos sobre a liderança de Dr. Marcelo.
Consagrado pelas urnas, Jorge Almeida conquistou no último domingo uma vitória expressiva contra o seu adversário Luiz Mário do PSB, que por sua vez teve votação inferior à da sua última derrota, nesta série de três derrotas consecutivas na corrida pela prefeitura de Itamaraju.
Escute a Narrativa play
Os mais de 54% de votos obtidos por Jorge Almeida nas urnas se aproximam bastante de pesquisa divulgada nas redes sociais na semana que antecedeu a eleição. Pesquisa que por muitos foi chamada de Fake News.
Com um total de 19.362 votos, o empresário do agronegócio Jorge Almeida superou a votação histórica obtida pelo PT com Frei Dilson em 2004 quando na oportunidade obteve 19.091 votos. Os números trazidos pelas urnas do último domingo registraram 13.441 votos para Luiz Mário frente aos 19362 votos do candidato dos amigos de Itamaraju.
A diferença de quase 6 mil votos traz uma certa similaridade com os números apurados para a disputa de governador do estado no segundo turno de 2022 onde na oportunidade o Governador Jerônimo Rodrigues obteve 13298 votos frente aos 20.270 votos obtidos por ACM Neto.
O resultado eleitoral vem coroar uma gestão de sucesso feita por Marcelo Angênica à frente do grupo “amigos de Itamaraju” nos últimos 8 anos. A partir de 2025 Jorge Almeida assume a enorme responsabilidade de seguir trilhando o caminho de desenvolvimento e progresso no qual Itamaraju foi inserida sobre a liderança de Doutor Marcelo.
Nas eleições proporcionais o grupo “amigos de Itamaraju” também saiu vitorioso. Das 15 cadeiras da Câmara municipal os partidos que sustentarão a base de Jorge Almeida contará com 11 vereadores no legislativo municipal.
Pelo PSDB partido de Jorge Almeida foram eleitos Rose da Saúde, Galego de Dr. Marcelo e Nêre do marotinho, pelo SDD – Solidariedade partido presidido pelo Sec. Municipal de Adm. Léo Oss foram eleitos Evalcy Enfermeira, Rubens do Hospital e Tia Ilma. O União Brasil por sua vez elegeu Mazuque, Binho da Farmácia e Chico Jiló. O Republicano elegeu a vereadora Dal do Cristo e o mais jovem Vereador para a próxima legislatura Felipe da várzea Alegre.
Para oposição sobraram apenas quatro vagas:
O PT elegeu dois vereadores; Bubu da Sinuca e Domingos do São Francisco. O PSB partido de Luiz Mário teve o pior dos desempenhos e elegeu apenas Chico do hotel.
Por fim o PSD que tinha candidatura própria a prefeito com Cassio Cocobongo, elegeu o vereador Daniel Nascimento que na última semana abandonou seu candidato para apoiar Luís Mario.