Itamaraju: Na manhã desta quinta-feira, 06 de abril, foi deflagrada a primeira fase da Operação “Unitis”, cujo objeto consistiu em cumprir 02 (dois) mandados de busca e apreensão nos Bairros Beira Rio e Centro. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Itamaraju, por consequência de investigação prévia desencadeada pela Polícia Civil de Itamaraju. As equipes se deslocaram até os endereços e deram cumprimento aos referidos mandados.
No Centro da cidade, os policiais civis e militares verbalizaram de forma reiterada, anunciando a presença policial e devido ao não atendimento pelos moradores, adentraram no imóvel, utilizando inclusive técnica de emprego de escudo balístico, devido à informação apontada pela investigação relativa à presença de arma de fogo no imóvel. Nesse sentido, a equipe visualizou o investigado Gilcleidsom Santos Amaral, de 25 anos anos, vulgo “Gil Cigano”, que já saiu do cômodo que estava, realizando disparos de arma de fogo contra os policias.
Os policiais precisaram revidar à agressão, pelos meios necessários e disponíveis. Na sequência, o Gil Cigano foi socorrido para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), ainda com vida, mas, não resistiu ao ferimento e veio a óbito na Unidade Hospitalar. Além da arma e munições utilizadas por “Gil Cigano”, foi encontrado no forro do banheiro da residência, um tablete de maconha pesando 880 gramas.
No segundo imóvel a ser investigado, no Bairro Beira Rio, os policiais adentraram na residência, e após algumas buscas encontraram na posse de Rafaela Jesus dos Santos, de 25 anos, uma grande quantidade de maconha, sendo 154 (cento e cinquenta e quatro) buchas, embaladas e prontas para comercialização, pesando 252 gramas. A Rafaela e outra pessoa presente na casa foram conduzidas e apresentadas na Delegacia Territorial de Itamaraju, ao delegado titular, Gilvan de Meireles Prates.
Após as oitivas, o delegado flagranteou a Rafaela de Jesus e o Elvis Fonseca de Almeida, de 27 anos, natural de Teixeira de Freitas, pelo crime de tráfico de drogas (Art 33). A dupla segue presa na custódia da Polícia Civil de Itamaraju, e será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. O corpo do resiste foi necropsiado no IML de Itamaraju e liberado aos familiares.
A Operação Unitis (termo que significa em latim união de forças), visa previnir e reprimir o tráfico de drogas ilícitas e, consequentemente, os Crime Violentos Letais Intensionais (CVLI) e demais crimes correlatos, através de ações integradas entre as Polícias Civil e Militar, consubstanciadas nas atribuições constitucionalmente atribuídas a cada Instituição.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews