Investimentos em qualidade, verticalização e sustentabilidade arrojam produção de cacau e do chocolate em Itamaraju
Um evento promovido no Centro de Capacitação Regional do SENAR de Itamaraju, por idealização da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira (30/11), que contou com a presença do prefeito Marcelo Angênica (PSDB); do secretário Municipal de Agricultura, Ivan Favarato Filho; do empresário Jorge Almeida, presidente do Diretório Municipal do PSDB de Itamaraju; vereadores, secretários municipais e produtores, foram elencadas pelos palestrantes, as práticas de manejo da Cabruca Produtiva, como: roçada, aplicação de produtos fitossanitários, adubação, calagem, melhoramento do produto, poda e floração do cacaueiro, retirada de “vassouras”, clonagem e adaptação de sombreamento.
As palestras trataram especificamente sobre o manejo da Cabruca Produtiva, os desafios e as oportunidades, em face das orientações sobre o beneficiamento do cacau e a produção de chocolate artesanal, sugerindo e guiando os produtores do município a explorarem novos experimentos na agricultura. O secretário Municipal de Agricultura de Itamaraju, Ivan Favarato Filho “Ivanzinho”, disse que a realização do “Café com Cacau” foi mais uma iniciativa do Município de Itamaraju para buscar soluções tecnológicas que atendam aos requisitos básicos para o Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca, sistema em que o cacau é cultivado na sombra de árvores da Mata Atlântica.
“A ideia é que a inovação que os nossos palestrantes apresentaram possa auxiliar o produtor a baratear o custo do inventário florestal, que é uma das etapas para poder realizar o manejo da cabruca, e possa também otimizar o processo de levantamento da flora existente no sistema. É preciso agregar valor ao cacau e isso se dá através de produtos de qualidade, conquistando mercados diferenciados. O cacau com toda a sua história econômica e sociocultural e a garantia da preservação da natureza continuarão sendo importantes no desenvolvimento do extremo sul e do sul da Bahia”, destaca o secretário Ivan Favarato Filho.
Para o prefeito Marcelo Angênica a solução tecnológica proposta atualmente torna o inventário florestal mais ágil, menos custoso, mais eficiente e abrangente, fornecendo subsídios não apenas ao mapeamento e à caracterização do sistema produtivo, mas também ao seu manejo, sua diversificação produtiva e sua continuidade. “Com a introdução de tecnologias modernas e práticas de manejo inovadoras, aliadas à verticalização da cadeia produtiva, grandes, médios, pequenos e produtores e agricultores familiares de Itamaraju, especialmente, estão produzindo cacau de qualidade, utilizados na fabricação de chocolates finos, com certificado de origem e contribuindo para a conservação da Mata Atlântica, através da sustentabilidade no cultivo e colheita dos frutos. Exemplos dessa mudança de modelo produtivo podem ser observados em fazendas do próprio município de Itamaraju”, salientou o prefeito Angênica.