O sindicato dos Empregados no Comércio de Itamaraju (Sindecita) conseguiu, após 10 meses de negociação, chegar a um consenso com o Sindicato Comércio Varejista (SindComércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), instituição patronal, e fechou acordo para firmar a Convenção Coletiva Do Trabalho 2018/2019. A nova convenção preserva direitos já adquiridos pelos empregados nos últimos anos e avança em novas conquista.
O reajuste salarial acordado foi de 3%, sendo pago já a partir deste mês de dezembro, referente ao trabalho realizado no mês de novembro. A diferença salarial de janeiro a outubro, período em que as negociações estavam em andamento, será pago em até 04 vezes, com primeira parcela paga ainda este mês. Com o ajuste, o piso salarial do comércio de Itamaraju passa ser um dos maiores do extremo sul da Bahia, superior inclusive ao da cidade de Teixeira de Freitas. O comerciário que recebia R$ 990,00, com o reajuste, passará a receber R$ 1.020,00.
Segundo Marcelo Andrade, presidente do Sindecita, o acordo firmado ainda regula a abertura do comércio em domingos e feriados, jornada de trabalho, uso de uniforme, vale transporte, programa de férias, rescisão contratual, gratificações, horas-extras, dentre outras garantias que o funcionário do comércio precisa para assegurar seus direitos trabalhistas. “Estejam certos que seguiremos na defesa dos interesses da categoria, buscando defender a manutenção do que já foi conquistado e avançar em novas conquistas”, concluiu o presidente.