A eleição do último domingo (6) consolidou a posição do prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo (PSDB), como principal liderança política da região, ao garantir com folga, a vitória do seu sucessor Jorge Almeida (PSDB).
Jorge venceu com mais de 54% dos votos superando um cenário inédito de união das forças de oposição, que aglomerou no mesmo palanque, além do Governador Jeronimo, os ex-prefeitos Frei Dílson, Luís Mario e Dalvadisio Lima. O deputado Valmir Assunção, a matriarca da família Carletto, o MST, além de inúmeros quadros que compuseram os governos do ex-prefeito Pedro da Campineira.
Escute este conteudo -PLAY
Com 54,09% dos votos válidos o candidato de Dr. Marcelo abriu uma margem de quase seis mil votos sobre o opositor, e mais do que isso conquisto a maior votação da história do município ao ultrapassar a marca dos 19mil votos. Aqui vale destacar a divulgação de pesquisa as vésperas da eleição que dava como certa a vitória da oposição a Angênica em Itamaraju, por 43 % a 36%.
Além da vitória de Jorge Almeida para o Executivo, o grupo “Amigos de Itamaraju” liderado por Dr. Marcelo também alcançou votação maiúscula na Câmara Municipal, elegendo 11 dos 15 vereadores, número mais que suficiente para definir o próximo presidente da Casa, e assegurar uma governança sem sobre saltos ou chantagens.
Segundo interlocutores, a performance do prefeito Dr Marcelo que emergiu como liderança regional tem origem nos altos índices de aprovação que ele sustentou ao longo dos dois mandatos, tornando a gestão municipal uma espécie de vitrine para as demais cidades do Extremo sul.
Fontes ligadas à nossa reportagem dão conta que Marcelo Angênica estaria cotado para voos maiores despontando como grande quadro político no PSDB da Bahia e já é cotado como forte candidato a deputado em 2026.