Na manhã de domingo (27/10) , banhistas encontraram pequenos fragmentos do óleo nas águas e areia da praia da Costa, a mais famosa do município com mais de seis quilômetros de extensão, localizada na ilha de Atalaia. A substância apareceu também na praia do Peso e na Comunidade Barra Velha.
Já na manhã desta segunda-feira (28/10), pescadores encontraram uma tartaruga morta, na praia do Peso, que fica entre Canavieiras e Belmonte.
Canavieiras é conhecida no Brasil como o maior centro pesqueiro do robalo, além de ser o maior viveiro do marlin azul do mundo. O litoral tem 40 quilômetros de praias além de ser estuário de nove rios importantes para a Bahia.
VOLUNTÁRIOS
Agentes dos órgãos de proteção ao meio ambiente, moradores, jovens estudantes e pescadores voluntários estão recolhendo a substâncias das praias.
Até agora foram quase cinco quilos das chamadas ‘pelotas’ do petróleo, mas a cidade está atenta à possibilidade de chegada de maior quantidade do óleo cru.
Uma área no aeroporto de Canavieiras foi destinada ao armazenamento do material. O óleo será coberto com lona, enquanto não se encontra outro tipo de destinação para o produto.
ALERTA VERMELHO
Desde o aparecimento das primeiras manchas em praias de Ilhéus a cidade de Canavieiras montou uma ação de monitoramento para a chegada do material.
Por iniciativa da ‘Associação Mãe dos Extrativistas de Canavieiras, Uma e Belmonte’ (AMEX), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Reserva Extrativista de Canavieiras (RESEX), Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militares e da Delegacia da Capitania dos Portos, ambas de Ilhéus, ONGs, voluntários, estudantes, pescadores e marisqueiras a cidade montou um plano de alerta.
vídeo vira liza nas redes sociais
https://www.facebook.com/joaomiguel.ferreira.7/videos/1144116195776150/?t=2