Política

Bolsonaro é denunciado como o lider da trama golpista

Após três meses de análise, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas — sendo 24 militares — por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado pela violência, grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Bolsonaro é denunciado como o lider da trama golpista

Nas 272 páginas (íntegra) encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro é acusado de liderar a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula, juntamente com o general Walter Braga Netto. “Ambos aceitaram, estimularam e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e independência dos poderes e do Estado”, escreveu Gonet. Segundo o procurador-geral, Bolsonaro adotou desde 2021 “tom de ruptura com a normalidade institucional em seus repetidos pronunciamentos públicos”.

Caminhos da Reportagem relembra ataques de 8 de janeiro de 2022 ...

Gonet menciona a reunião de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas e o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, em 14 de dezembro de 2022, como uma ação preparatória para o golpe. “Quando um Presidente da República, que é a autoridade suprema das Forças Armadas, reúne a cúpula dessas Forças para expor planejamento minuciosamente concebido para romper com a ordem constitucional, tem-se ato de insurreição em curso, apenas ainda não consumado”, diz o texto. De acordo com a denúncia, Bolsonaro sabia e concordou com o plano para matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. (g1)

Bolsonaro é denunciado como o lider da trama golpista

Os atos golpistas de 8 de Janeiro, segundo a PGR, eram a “última esperança” para reverter a eleição de Lula. Segundo Gonet, a organização liderada por Bolsonaro “incentivou a mobilização do grupo de pessoas em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, que pedia a intervenção militar na política”.

Bolsonaro é denunciado como o lider da trama golpista

Para o procurador, o 8 de Janeiro “foi fomentado e facilitado pela organização” e, por isso, ela “deve ser responsabilizada por promover atos atentatórios à ordem democrática, com vistas a romper a ordem constitucional e impedir o funcionamento dos Poderes”. (CNN Brasil)

Artigos Relacionados

Congresso aprova Orçamento com emendas turbinadas

Demorou, mas, finalmente, o plenário do Congresso Nacional aprovou o projeto de...

Gleisi promete ‘base estável’, mas enfrenta desconfiança

Bandeira branca. Essa foi a promessa da agora ministra das Relações Institucionais,...

Identificado suspeito morto em Confronto com a policia em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A Polícia Técnica de Teixeira de Freitas concluiu os...

Onde encaixar Rodrigo Pacheco: um dos maiores desafios de Lula

Presidente do Senado deve ganhar ministério de peso para depois concorrer ao...