Política

Azeredo tem condenação confirmada em 2ª instância, mas não vai preso.

Desembargadores reduziram pena para 20 anos e um mês de prisão. Ex-governador Eduardo Azeredo vai poder recorrer em liberdade. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a condenação do ex-governador Eduardo Azeredo no mensalão tucano.

Azeredo tem condenação confirmada em 2ª instância, mas não vai preso.

Já era madrugada desta quarta-feira (23) quando saiu a decisão. Por dois votos a um, os desembargadores reduziram em nove meses a pena de Eduardo Azeredo, do PSDB.

“Deve ser mantida a condenação imposta ao apelante pelos delitos de peculato e lavagem de dinheiro”, disse o desembargador Adilson Lamounier.

A denúncia cita que, na campanha à reeleição ao governo de Minas, em 1998, uma das agências de publicidade de Marcos Valério superfaturou patrocínios de eventos esportivos para desviar dinheiro à campanha de Azeredo.  Ele foi condenado, em primeira instância, a 20 anos e dez meses de prisão.

Azeredo tem condenação confirmada em 2ª instância, mas não vai preso.

Agora, o Tribunal de Justiça de Minas reduziu a pena para 20 anos e um mês. Mas, os desembargadores decidiram não prender Eduardo Azeredo. Ele vai poder recorrer, na segunda instância, em liberdade.

“Podem ser interpostos nesta instância ainda embargos declaratórios e embargos infringentes em razão da divergência havida entre meu voto e dos dois desembargadores que condenaram o acusado”, afirmou o desembargador Alexandre Victor de Carvalho.

Azeredo tem condenação confirmada em 2ª instância, mas não vai preso.

Todos esses recursos vão ajudar a prolongar o julgamento final de Eduardo Azeredo. No Tribunal de Justiça, em Minas, não há prazo para julgar os embargos. Só se for mantida a condenação, na segunda instância, é que Eduardo Azeredo pode ir para a cadeia.

Mesmo que seja preso, Azeredo poderá recorrer aos tribunais superiores. Se o julgamento não for concluído até setembro de 2018, há entendimento de que a pena poderia ser extinta. É que ele completa 70 anos em 2018 e, com essa idade, por lei, os crimes de Azeredo poderiam prescrever.

Azeredo tem condenação confirmada em 2ª instância, mas não vai preso.

Artigos Relacionados

Indicado por Lira, Motta obtém apoio de PT, PL e MDB na Câmara

De olho em seus interesses políticos e em cargos na Câmara dos...

Lewandowski assina sete novas portarias declaratórias de terras indígenas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assina nesta quarta-feira (23) a portaria...

União Brasil governa 5 milhões de baianos; PT administra “apenas” 1 milhão

Os dois principais partidos da Bahia, conforme resultado das urnas em 2022,...

Vergonha nacional: Prefeito de Lajedão é flagrado em esquema de corrupção

Lajedão: Um escândalo de corrupção abalou a cidade de Lajedão nesta segunda-feira,...