A alguns anos, um grupo se mobilizou no município de Itamaraju para tirar do poder o grupo que há tempos governava a cidade. O grupo denominado “Amigos de Itamaraju” passou então a se organizar para a disputa eleitoral de 2016, ano em que conseguiu tirar do poder um grupo que governava a cidade por 12 anos. A partir de então, Itamaraju passou a viver um novo tempo.
Na tão criticada a saúde, muitos se esquecem que no tempo que antecedeu a gestão dos Amigos de Itamaraju nossa cidade não contava com ortopedia, nossas mães precisavam ter seus filhos em outros municípios, diversas especialidades médicas não existiam, e cirurgias não eram realizadas. Foi um tempo onde um dedo quebrado nos fazia ir a Teixeira de Freitas.
Escute este conteúdo play
Ainda falando da criticada a saúde, vale ressaltar que desde 2017 PSF’S foram reformados e construídos. A policlínica municipal foi reestruturada, a frota de veículos da saúde foi renovada. Novas ambulâncias chegaram! E a área clinica passou a contar com novas especialidades médicas que por consequência ao atenderem a população geraram um maior número de exames médicos que vem sendo realizados pela gestão.
A talvez conveniente memória curta dos opositores esquecem também que nos anos que antecederam o período dos “Amigos de Itamaraju”, sequer um raio-x funcionando a população podia contar. Diferente de hoje onde o exame é feito prontamente no Hospital Municipal .
Mas o novo tempo trazido pelos “Amigos de Itamaraju” não se resume as melhorias na saúde. Na infraestrutura; salta aos olhos de qualquer um o avanço tanto na sede como no interior, onde mais de uma centena de ruas foram pavimentados seja com paralelepípedo, bloquete sextavado ou asfaltamento tanto na sede como nos distritos.
Na educação reformas estruturais modificaram a realidade da maioria das escolas municipais, e a retomada de políticas voltada para educação da primeira infância, contemplando a população com creches para amparar as mães que precisam trabalhar, avanços significativos foram também obtidos na qualidade do ensino através da avaliação do IDEB.
O número da criação de emprego e renda também cresceu desde 2017. Ao circular pela cidade não é difícil notar empreendimentos de médio e grande porte no comércio local. E o tão esperado Polo Industrial já começa a ter empresas edificadas trazendo uma nova perspectiva com salários qualificados e um novo campo para abrigar a mão de obra em nossa cidade.
No apoio ao esporte vale lembrar a alegria concedida ao povo em fazer a nossa cidade brilhar no intermunicipal, conquistando “TRES” títulos durante o período em que os amigos de Itamaraju estiveram à frente do comando do município, sempre apoiado a LFI e fortalecendo nossa cultura futebolística.
As praças esportivas são outra marca positiva do grupo político sobre a liderança de Dr. Marcelo. Os “Amigos de Itamaraju” sem dúvida foi o que mais construiu quadras poliesportivas além da tão esperada a reforma que foi feita no estádio municipal Juarez Barbosa; sem dizer é claro do campo de grama sintética instalado na praça Dois de Julho no centro da cidade.
Diante destas e de tantas outras observações que não foram aqui abordadas é claro o entendimento de que a chegada do grupo “Amigos de Itamaraju” ao poder será no futuro reconhecido sem dúvida como um divisor de águas para a história do município.