Aconteceu durante o domingo 10 de setembro de 2023, a 2ª edição do Itagrau, evento de manobras de motos realizado na Praça da Independência. Entretanto a modalidade que deveria ser esportiva chamou a atenção de muitas pessoas, mediante do risco de acidentes e consequências trágicas.
No cartaz emitido pela organização do evento as orientações de prevenção de acidentes são mínimas, sendo observado somente o uso de capacete e escapamento original das motocicletas.
Mais na prática foi notória a falta de organização sendo notado a falta de grades para isolamento do público, sendo assim diversas pessoas transitava pelo local onde era realizado as ariscadas manobras correndo forte risco de acidentes. Nenhuma equipe de saúde estava presente no local, algo que agrava ainda mais a realização do evento, barracas comercializava livremente bebidas alcoólicas e o tão famoso paredão predominava o ambiente causando muita poluição sonora.
Por volta das 12hs, um grave acidente foi registrado no local onde um jovem que realizava manobras sofreu graves lesões e precisou ser socorrido por uma equipe do SAMU, diante do ocorrido a presença dos profissionais de saúde realizando o atendimento no local das manobras, passou despercebida por muitos dos participantes que continuaram realizando as manobras em total desrespeito aos profissionais.
O ateta acidentsado trata-se de Richard Gomes Rodrigues de 21 anos de idade, o jovem residente do distrito de Guarany passou por cirurgia hortopédica no Hospital Municipal de Itamaraju, após ser socorrido pelo SAMU -Serviço de Atendimento Móvel de urgência haja vista que nao havia ambulancias disponibilisadas pela “ORGANIZAÇÃO” do evento.
Ainda pouco antes da equipe deixar o local, logo foi presenciado o tombo de outro praticante das manobras. Diante de tudo foi comum ver motos com inúmeras irregularidades se apresentando para o público, como se aquilo fosse algo mais normal. No próprio instagram @Itagrau_073, diversas fotos foram publicadas e mostram participantes sem os devidos EPIs, trajando sandálias, capacetes irregulares, entre outros.
Diante de tudo um vereador entusiasta da modalidade ,vem deixando para traz o sentido da manutenção da vida, seguido por determinados pré-candidatos a prefeitos que pegam carona na situação com intuito de angariar votos.
Outro fato em comum foi um dos organizadores do evento hostilizar um profissional de impressa que fez registros fotográficos da situação, o jovem de prenome Uallas, chegou a fazer uso de microfone tentando impedir o profissional de exercer a profissão, promovendo a manipulação do público e promovendo xingamentos.
Espera-se que as autoridades tomem providencias, para que situações tão absurdas não voltem a acontecer no município colocando em risco a vida de tantos jovens e pessoas que frequentam esse tipo de evento, que a proxima ediçao possa ter compromisso com o esporte mas tambem com a vida dos participantes.