Início Política Datafolha: ACM Neto venceria no primeiro turno com 54% 
Política

Datafolha: ACM Neto venceria no primeiro turno com 54% 

 
Pesquisa Datafolha: ACM Neto tem 54% dos votos na corrida pelo governo da BA e venceria no primeiro turno
 Montagem com fotos de Pablo Jacob/Agência O Globo, Reprodução/Facebook e Marcos Corrêa/Presidência

Nos votos válidos, ACM Neto marca 67% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. Contratada pela rádio Metrópole, da Bahia, a pesquisa foi feita pelo Datafolha entre a última segunda a quarta-feira e entrevistou 1.008 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) com o número BA-01548/2022. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Ainda segundo a pesquisa, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) marcaram 1%. Kleber Rosa (PSOL) não pontuou. As intenções de voto em banco e nulo somam 10% dos eleitores, e 10% não souberam responder.

No quesito rejeição dos candidatos, 37% disseram não votar em João Roma de jeito nenhum, e 35% citaram Jerônimo Rodrigues. ACM Neto aparece com 15%. A simulação de segundo turno testou cenário entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Neto marcou 68%, contra 23% de Rodrigues.

Na pesquisa espontânea, em que a lista de candidatos não é apresentada, ACM Neto tem 27% contra 7% de Jerônimo e 2% de João Roma. Os demais candidatos não pontuaram. Além disso, 4% disseram votar em branco ou nulo e 50% disseram não saber em quem vão votar.

Datafolha: ACM Neto venceria no primeiro turno com 54% 

Disputa pelo Senado

Para a vaga ao Senado, o candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) aparece na liderança, com 32%. Em seguida, estão o deputado federal Cacá Leão (PP), com 10%, e a médica Raíssa Soares (PL), com 7%. Cícero Araújo (PCO) tem 6%, Tâmara Azevedo 4%, e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) tem 4%. Brancos e nulos são 21% e os indecisos somam 16%.

Os resultados relacionados ao cargo de presidente da República não foram divulgados, após uma decisão judicial censurar a publicação da pesquisa. O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, atendeu a um pedido feito pela coligação liderada pelo petista Jerônimo Rodrigues. A pena em caso de descumprimento é o pagamento de multa diária de R$ 20 mil.

Por  reproduçao/O Globo — Rio de Janeiro

Artigos Relacionados

Indicado por Lira, Motta obtém apoio de PT, PL e MDB na Câmara

De olho em seus interesses políticos e em cargos na Câmara dos...

Lewandowski assina sete novas portarias declaratórias de terras indígenas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assina nesta quarta-feira (23) a portaria...

União Brasil governa 5 milhões de baianos; PT administra “apenas” 1 milhão

Os dois principais partidos da Bahia, conforme resultado das urnas em 2022,...

Vergonha nacional: Prefeito de Lajedão é flagrado em esquema de corrupção

Lajedão: Um escândalo de corrupção abalou a cidade de Lajedão nesta segunda-feira,...