O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) lidera a corrida pelo governo da Bahia, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira. ACM Neto soma 54% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues (PT), candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador Rui Costa (PT), marca 16%. Nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro João Roma (PL) tem 8% dos votos.
Nos votos válidos, ACM Neto marca 67% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. Contratada pela rádio Metrópole, da Bahia, a pesquisa foi feita pelo Datafolha entre a última segunda a quarta-feira e entrevistou 1.008 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) com o número BA-01548/2022. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Ainda segundo a pesquisa, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) marcaram 1%. Kleber Rosa (PSOL) não pontuou. As intenções de voto em banco e nulo somam 10% dos eleitores, e 10% não souberam responder.
No quesito rejeição dos candidatos, 37% disseram não votar em João Roma de jeito nenhum, e 35% citaram Jerônimo Rodrigues. ACM Neto aparece com 15%. A simulação de segundo turno testou cenário entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Neto marcou 68%, contra 23% de Rodrigues.
Na pesquisa espontânea, em que a lista de candidatos não é apresentada, ACM Neto tem 27% contra 7% de Jerônimo e 2% de João Roma. Os demais candidatos não pontuaram. Além disso, 4% disseram votar em branco ou nulo e 50% disseram não saber em quem vão votar.
Disputa pelo Senado
Para a vaga ao Senado, o candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) aparece na liderança, com 32%. Em seguida, estão o deputado federal Cacá Leão (PP), com 10%, e a médica Raíssa Soares (PL), com 7%. Cícero Araújo (PCO) tem 6%, Tâmara Azevedo 4%, e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) tem 4%. Brancos e nulos são 21% e os indecisos somam 16%.