O “4º Concurso Regional Conilon de Qualidade – Prêmio Conilon Extremo Sul” é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)/sindicatos.
O concurso foi realizado com produtores de café da espécie Coffea canéfora produzidos na região durante a safra 2020, o evento tem objetivo de valorizar o produto e produtores da região, fomentando a cultura e produção da espécie que é tão representativo na economia.
A iniciativa do concurso é impulsionar o melhoramento na produção de café conilon/robusta dos municípios do extremo sul da Bahia, promovendo a integração entre os vários segmentos envolvidos na cadeia do café e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro do Brasil, o idealizador do projeto, Gustavo Sturn, parabenizou a todos produtores pela participação.
A premiação aconteceu na sede da Associação Comercial de Teixeira de Freitas, contando com a presença de secretários dos municípios e produtores.
Representando o município de Itamaraju, participaram o Secretário de Agricultura Ivan Favarato Filho (Ivanzinho), Everaldo Melo Presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, produtores de café do município e parceiros, o evento contou com a presença do representante do sistema FAEB/SENAR, Rui Dias.
O município de Itamaraju, enviou 6 amostras de café e foi premiado em duas categorias do concurso, 3° lugar na categoria Microlote Adilsom Bronzon, 1° lugar na categoria Lote Léo Caliman e família.
O Secretário de Agricultura Ivan Favarato Filho, frisou a importância dos sindicatos e produtores rurais abraçarem esta iniciativa que proporciona o incentivo da produção de café na região e movimento na economia. “Apesar do momento da pandemia, das diculdades devemos dar a volta por cima e produzir um café de qualidade”, disse Ivanzinho.
Para os produtores premiados do concurso, é gratificante o reconhecimento da atividade agrícola sendo um diferencial na região, a premiação representa um novo momento para os produtores de café conilon no território.