Foto: Arquivo
|
|
Em setembro, prefeita Cláudia acompanhou vistoria do Ministério da Saúde ao Hospital Luís Eduardo
|
PORTO SEGURO – Porto Seguro está entre os municípios pré-selecionados para ofertar um curso de graduação em medicina, por instituição de educação superior privada. O edital do Ministério da Educação [MEC] foi publicado na edição de sexta-feira (08) do Diário Oficial da União.
Ainda não há informação sobre quais faculdades privadas vão aderir ao edital de chamamento e nem previsão sobre o número inicial de vagas e data de realização do primeiro vestibular.
A medida faz parte do projeto do governo federal de interiorização dos cursos de medicina no país. Ano passado, a cidade de Eunápolis – que fica a menos de 70 quilômetros de Porto Seguro -, também já havia sido pré-selecionada para ofertar um curso de medicina, já em fase de implantação.
CIDADE SE EMPENHOU – Porto Seguro já havia sido avaliado positivamente pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, após visita técnica realizada no fim de setembro.
Durante a inspeção, o secretário conheceu os serviços de urgência e a estrutura do Hospital Luís Eduardo Magalhães e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) instaladas no complexo de bairros Baianão e no distrito de Arraial d’Ajuda.
Foto: Arquivo
|
|
Com implantação do cureso de medicina, Hospital Luís Eduardo deve passar a ser hospital-escola
|
Na ocasião, Rogério Abdalla esteve reunido com a prefeita Cláudia Oliveira, com a secretária de Educação, Cláudia Regina Melo, com o Procurador Jurídico, Hélio Lima e como a diretora-geral do hospital, Ana Kécia Xavier.
O secretário mostrou-se satisfeito, chegado a elogiar a organização e a capacidade das UPAs em desafogar o principal hospital do município. “Precisamos habilitar o hospital para funcionar como hospital-escola”, declarou Abdalla durante a vistoria.
O prefeito em exercício, Beto Nascimento, afirmou que a faculdade de medicina vai contribuir para o fortalecimento do atendimento médico ao cidadão, além de incrementar a economia local.
“Qual jovem não vai querer conciliar a vida estudantil com o diferencial de viver em uma cidade praiana, que oferece estrutura, inúmeras opções de lazer e com alto valor histórico e turístico”, comemora Beto.
A prefeita Cláudia Oliveira acompanhou o representante do Ministério da Saúde quando ele foi averiguar a estrutura do Hospital Luís Eduardo Magalhães. “Foi um ponto crucial para que escolhessem Porto Seguro. Ele se encantou com a estrutura e a diversidade da cidade, por isso estamos confiantes em um resultado positivo”, declarou, à época, Cláudia Oliveira.