Por ASCOM
Com tema ser “Negro é minha essência, minha história é minha resistência”, a prefeitura Municipal de Itamaraju promoveu através da Secretaria de Educação, evento comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra.
O evento organizado pela Secretaria de Educação de Itamaraju aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores e contou com a presença de pais, alunos, educadores da rede municipal de ensino e autoridades locais.
Representando o poder legislativo o Vereador Mazuk Ribeiro, expressou alegria de poder acompanhar a desenvoltura e ações promovida pela secretaria, destacando a importância de investimentos na educação sendo primordial para a transformação da sociedade.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Durante o evento o público presente assistiu palestras e apresentações culturais de peças teatrais com temas apropriados para despertar a reflexão sobre a temática.
De acordo com a professora e Articuladora Rita Valéria, o evento alusivo ao dia Nacional da Consciência Negra, faz parte de uma proposta pedagógica é um projeto das humanas e linguagem e está na lei: “Trabalhamos na 4ª unidade a questão da identidade do negro, do empoderamento do negro porque sabemos que na nossa sociedade o negro ainda é discriminado.
A nossa proposta é mostrar que o negro tem valor e que ele foi o protagonista da construção da história em nosso pais e que a beleza negra é uma beleza rara. Precisamos valorizar a cultura africana que faz parte do contexto de nossa história”, enfatizou a professora Rita.
A data foi criada em 2003, sendo incluída no calendário escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país, sem obrigatoriedade de feriado.
O dia faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
OUTRAS IMAGENS