Política

Ciro Gomes diz que se eleito adotará medidas para bancos reduzirem juros

O  candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse nesta terça-feira (28) que se eleito adotará uma série de medidas para aumentar a competição entre bancos e reduzir juros. A declaração foi dada na cidade de Lavras, interior de Minas Gerais, onde Ciro participou do lançamento de candidaturas de aliados.

Ciro Gomes diz que se eleito adotará medidas para bancos reduzirem juros

Segundo o pedetista, entre as medidas, está a regulamentação “correta” das chamadas fintechs – pequenas empresas que atuam no setor financeiro e oferecem, por exemplo, contas digitais e crédito pela internet – e também incentivar Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal a “tomar” clientes de bancos privados que “estão abusando”.

O candidato afirmou que em um eventual governo vai “obrigar” os grandes bancos a competir.

“Para que as taxas de juros e as tarifas caiam, é preciso haver competição. E eu sei como fazer isso, no primeiro dia, botando o Banco do Brasil e a Caixa Econômica para tomar o cliente dos bancos privados que estão abusando”, afirmou.

“Vou também regulamentar fintechs, que são bancos digitais, que, não tendo maiores custos operacionais, podem agravar também essa competição, e que os grandes bancos não deixaram ainda a regulamentação correta”, acrescentou.

Outra medida, segundo Ciro, será “reforçar” iniciativas de cooperativas de crédito.

Educação e reforma trabalhista

O pedetista voltou a afirmar que, se eleito, promoverá uma mudança radical no sistema de ensino, zerando a fila para creches e garantindo escola em tempo integral para jovens de 11 a 19 anos.

“Pagando, pelo governo, estágio remunerado [para esses jovens] nas empresas”, disse. O presidenciável, no entanto, não deu detalhes de como seria o pagamento dessas bolsas.

Sobre reforma trabalhista, Ciro Gomes repetiu que pretende “revogar” a “selvageria” que está, segundo ele, “agravando a miséria no país”.

Artigos Relacionados

Indicado por Lira, Motta obtém apoio de PT, PL e MDB na Câmara

De olho em seus interesses políticos e em cargos na Câmara dos...

Lewandowski assina sete novas portarias declaratórias de terras indígenas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assina nesta quarta-feira (23) a portaria...

União Brasil governa 5 milhões de baianos; PT administra “apenas” 1 milhão

Os dois principais partidos da Bahia, conforme resultado das urnas em 2022,...

Vergonha nacional: Prefeito de Lajedão é flagrado em esquema de corrupção

Lajedão: Um escândalo de corrupção abalou a cidade de Lajedão nesta segunda-feira,...