Política

Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul

Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) foi parar na corte comercial da Inglaterra por causa da polêmica obra do Porto Sul, um complexo formado por porto e ferrovia, que está sendo construído em Ilhéus (BA). Existe indícios de que a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a obra foi obtida com pagamento de propina.

[Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul]

A obra, iniciada na gestão de Wagner, vem sendo contestada por ambientalistas, pois desmatará 500 hectares de Mata Atlântica. Segundo a Isto É, na Queen’s Bench Division Commercial Court discute-se como, em um único dia, o Ibama, que reprovava o empreendimento, emitiu a licença de instalação do porto.

O projeto Porto Sul foi desenvolvido pelo bilionário indiano Pramod Argawal, que queria extrair minério de ferro no município de Caetité e levá-lo até Ilhéus, pela estrada de ferro. O maior problema para a realização da obra era a resistência do Ibama, pois em 19 de setembro de 2014, técnicos do Instituto negaram a autorização da licença de instalação da obra. Mas, no final do mesmo dia, o presidente do órgão na época, Volney Zanardi Junior, deu a permissão.

Segundo a publicação, por conta dessa reviravolta do Ibama, o episódio foi parar na Corte inglesa, já que a Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), que era sócia do indiano no Porto Sul, cogitava comprar a totalidade do empreendimento, mas só pagaria a última parcela, de US$ 220 milhões, se Pramod Argawal conseguisse a licença do Ibama. Os advogados da ENRC alegaram, na corte inglesa, que não pagaram a parcela porque a licença do Ibama foi conseguida com pagamento de propina.

Em nota enviada a Isto É, Wagner afirma que “tanto o porto como a ferrovia são essenciais para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil”.

Na próxima terça-feira (22), representantes do Ibama terão reunião em Ilhéus com o Ministério Público Federal e integrantes da sociedade civil para tratar do caso.

Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul

Artigos Relacionados

Indicado por Lira, Motta obtém apoio de PT, PL e MDB na Câmara

De olho em seus interesses políticos e em cargos na Câmara dos...

Lewandowski assina sete novas portarias declaratórias de terras indígenas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assina nesta quarta-feira (23) a portaria...

União Brasil governa 5 milhões de baianos; PT administra “apenas” 1 milhão

Os dois principais partidos da Bahia, conforme resultado das urnas em 2022,...

Vergonha nacional: Prefeito de Lajedão é flagrado em esquema de corrupção

Lajedão: Um escândalo de corrupção abalou a cidade de Lajedão nesta segunda-feira,...